jun 15

Como a Biomassa é usada no Brasil para geração de energia?

© Depositphotos.com / NoamArmonn A biomassa supri cerca de 30% das necessidades energéticas do país.

No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais (como no caso do porco), álcool e outras fontes primárias de energia.

No país cerca de 30% das necessidades energéticas é suprido pela biomassa sob forma de lenha para queima de cerâmicas, carvão vegetal para redução de ferro gusa em fornos das siderúrgicas e combustível sustentável para fabricas de cimento no nordeste.

O bagaço da cana também é bem utilizado para geração de vapor para produção de energia elétrica, usadas nas usinas de açúcar e álcool.

O uso da biomassa no país auxilia na redução de desastres causados pelo desmatamento de recursos naturais, além de contribuir com o aumento da economia, geração de emprego e renda.

Uma série de reportagem exibida no mês de junho no Jornal Nacional da Rede Globo discute os novos rumos da energia elétrica no Brasil e como a biomassa contribui para o avanço do país. Confira mais detalhes da matéria no endereço http://globotv.globo.com

Veja também