jan 07

O que é bioma e quais os tipos existentes?

A terra possui regiões que apresentam características próprias, sendo que cada uma desenvolve sua flora e fauna típicas, vindo a constituir os Ecossistemas. Cada combinação distinta de plantas e animais, formando uma comunidade clímax, é denominada Bioma.

A palavra bioma deriva de bios (vida) e oma (grupo ou massa), e foi utilizado pela primeira vez em 1943, por Frederic Edward Clements, renomado ecologista norte-americano que desenvolveu a teoria da sucessão ecológica. Segundo Clements, bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, pelas características da vegetação presente, solo e altitude. Em alguns casos, os biomas ainda podem ser identificados de acordo com a existência ou não de fogo no ambiente natural.

A localização dos biomas terrestres, tais como, desertos, campos e florestas, é determinada principalmente pelo clima e pelas atividades humanas que removem ou alteram a vegetação como a radiação solar, o movimento do ar e água, gases na atmosfera e características da superfície terrestre. Existem ainda, os sistemas mistos, aqueles que combinam características de dois ou mais biomas.

Em linhas gerais os biomas terrestres são:

Tundra

Situado no hemisfério Norte, próximo ao Círculo Polar Ártico, possui pouca luminosidade, com inverno prolongado de nove meses e verão curto, com duração de três meses. Em sua maioria, o bioma Tundra é constituído por pântanos.

Taiga

Ocupa o norte da Europa, da Ásia e da América do Norte. Seu inverno é extremamente frio e dura seis meses. O verão é úmido e temperado, também com duração de seis meses. A vegetação característica é a constituída por pinheiros que, durante os invernos, não perdem suas folhas.

flickr.com / Tatiana Bulyonkova A vegetação é marcada por pinheiros que, durante os invernos, não perdem suas folhas.

Floresta Temperada

Encontrada nos Estados Unidos, Europa, China, Coreias e Japão. Possui as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Com clima temperado, sua vegetação é arbórea, constituída por cascalhos e castanheiras. É também caracterizada por apresentar grande umidade e temperaturas moderadas.

Floresta Tropical

Entre os trópicos e o Equador, a Floresta Tropical é encontrada em países da América do Sul, América Central, África e certas regiões da Ásia. Com altos índices de chuvas e forte intensidade de luz, sua vegetação é exuberante, com solo rico em matéria orgânica.

Campos

Com vegetação rasteira constituída de gramíneas, os campos podem ainda ser chamados de Pampa (RS), Cerrado (GO, MG, e SP), Estepe (Rússia), Pradaria (Estados Unidos) e Savana (África).

Desertos

São encontrados na África, Ásia, Austrália, América do Norte e América do Sul. Com solos áridos e chuvas escassas, nos desertos as temperaturas podem atingir 50ºC durante o dia e 0ºC no período noturno.

No Brasil, os biomas identificados são:

Floresta Amazônica

Ocupa a região norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional. É considerada a maior floresta tropical do mundo. Constituída por uma enorme variedade de espécies, sendo a biodiversidade uma das suas maiores riquezas, estima-se que 20% de todas as espécies do mundo residem em sua região.

flickr.com / Ana_Cotta É conhecida como a maior floresta tropical do mundo, formada por uma enorme variedade de espécies, assim sua biodiversidade é uma das suas maiores riquezas.

Mata Atlântica

Em sua extensão original, a Mata Atlântica possuía 1,3 milhões de km², cobrindo 12% do território nacional. Hoje, 93% de sua área está devastada. Um bioma onde se pode ainda encontrar algumas espécies de árvores imponentes como, o jequitibá-rosa, árvore que pode chegar a 40m de altura e 4m de diâmetro.

Pampas

Com 200.000 Km², o Pampas parte da região do Rio Grande do Sul para além das fronteiras com a Argentina e o

Uruguai. Com chuvas bem distribuídas e baixa temperatura, sua vegetação característica é feita de gramíneas, espécies ideais para o desenvolvimento da pecuária. Atualmente, a agricultura de milho e arroz, além da pecuária e a indústria, reduziram a mata dos pinhais a 2% da cobertura nativa.

Pantanal

Patrimônio natural do Brasil, é a maior área úmida continental do planeta. Possui grande biodiversidade, chuvas fortes. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira. Área onde existe forte presença de atividades econômicas, tais como agricultura, construção de hidroelétricas, garimpos e a caça.

flickr.com / Tambako The Jaguar O pantanal é a maior área úmida continental do planeta, possuindo uma enorme biodiversidade e chuvas fortes.

Caatinga

A área principal do semiárido abrange todos os estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais. Ocupa cerca de 11% do território nacional, com 740 mil Km². Apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros). Suas áreas mais elevadas são sujeitas a secas menos intensas. Estas estão localizadas próximas ao litoral e são chamadas de agreste (ilhas de umidade).

Na estação seca a temperatura de seu solo pode chegar a 60°C. A perda das folhas da vegetação da caatinga é estratégica. Sem folhas, as plantas reduzem a superfície de evaporação quando falta água.

Cerrado

Característico da região central do país, ocupa 25% do território brasileiro. Possui clima semiúmido, sendo uma estação seca e outra chuvosa. Pelo bioma passam as três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Tocantins, São Francisco e Prata.

Mangue

Característicos do litoral de regiões tropicais. Ponto de ligação entre ambientes de água doce, marinho e terrestre. Com solo movediço, formado por matéria orgânica e inorgânica.

Mata dos Cocais

Localizada entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. (Estados do Maranhão e Piauí).

Mata das Araucárias

Presente no estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com chuvas regulares, as estações do ano são bem definidas e as temperaturas amenas.

 

Veja também