ago 17

Biogás no Brasil: sua importância na matriz energética brasileira

© Depositphotos.com / tungphoto A expectativa é de que os investimentos neste setor ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética do país.

O biogás já mostra seu potencial para se tornar um dos três grandes combustíveis do Brasil. Por isso, o seu progresso tem papel importante no equilíbrio entres as fontes de energia nacionais, principalmente diante do aumento no consumo de eletricidade.

Atualmente, o Brasil tem se empenhado para manter o equilíbrio entre as suas fontes de energia renováveis e tradicionais. As iniciativas para a produção do biogás no Brasil ainda são lentas, principalmente quando é feito um comparativo com o panorama internacional. A expectativa é que o investimento neste setor resulte em reflexos significativos na matriz energética do país.

Quando o assunto são as emissões de gases do efeito estufa, o setor de energia fica entre as principais preocupações do Brasil. A saída para reduzir esse impacto pode ser encontrada, também, no desenvolvimento do biogás, que além de renovar a matriz energética brasileira, pode colaborar com a ampliação dos estudos em energias renováveis.

O desafio do biogás no Brasil

O Brasil é um dos líderes em produção de energias a partir de biomassa, apesar disso, é preciso enfrentar alguns gargalos que podem afetar produções como a do biogás. O investimento das políticas públicas seria um passo importante para garantir a manutenção dos sistemas de fabricação do biogás, além de manter a liderança do país no cenário internacional.

Para começar essa mudança, foi criado recentemente no Paraná, o Centro de Estudos do Biogás, que surge com a promessa de gerar dados científicos sobre toda a cadeia de suprimentos do biogás no Brasil. O Centro possui um laboratório, onde são realizados experimentos para ilustrar o desempenho desse gás na geração de energia elétrica e estimular a importância desse combustível para o equilíbrio das energias renováveis.

Veja também