abr 21

Os benefícios do paisagismo urbano

São incontáveis os benefícios que o paisagismo urbano pode trazer aos cidadãos e à cidade. Este é um campo que envolve a integração de ambientes naturais e projetos feitos pelo homem. Dependendo da localidade, as áreas verdes recebem grande destaque, pois a consciência ambiental parte dos governantes, mas muitos moradores gostam de participar plantando árvores ou construindo calçadas ecológicas.

O arquiteto quando também é habilitado para atuar como paisagista sabe bem que encontrará pela frente um campo extremamente complexo e que exige um conjunto de habilidades vasto. Apartamentos, casas, flats e outras áreas com pouca ou nenhuma terra são utilizados com sucesso para jardinagem, mesmo que não sejam considerados perfeitamente ideais.

Flickr.com / tonyrossett O paisagismo urbano integra de maneira harmônica ambientes naturais e projetos feitos pelo homem.

Este método está se tornando mais comum à medida que a quantidade de terra disponível diminui devido ao crescente desenvolvimento urbano. Canteiros, calçadas, parques e praças, são exemplos de lugares que as pessoas podem usar para criar um jardim em um espaço confinado. Algumas cidades também oferecem o uso de uma horta comunitária compartilhada por pessoas que não têm espaço para crescer plantas em sua propriedade.

Muitos tipos de plantas, incluindo variedades populares, como alface, tomate e pimentas, podem crescer em pequenos recipientes instalados em janelas. As plantas cultivadas em uma janela geralmente devem receber pelo menos de seis a oito horas de luz solar por dia. Jardins de ervas também são frequentemente acomodados nas cozinhas, sendo que esses tipos de jardins, normalmente, não requerem muito espaço e podem ser úteis para quem gosta de elaborar pratos diferentes.

Pessoas que gostam de plantar flores podem cultivá-las em cestos e pequenos contentores abrigados nas varandas, pátios e janelas. Há que adote o paisagismo urbano na porta de casa, criando pequenos jardins ou mesmo plantando certas espécies de árvores. Além de colaborar garantindo uma melhor qualidade de vida aos moradores, o método em questão também ajuda a diminuir a poluição e promove o fornecimento de novos recursos naturais.

O urbanista se preocupa com os tipos de plantas que são mais adequadas para determinada área, e tenta por inúmeras vezes aumentar as áreas verdes de um projeto. A expansão imobiliária pode trazer grandes problemas à natureza, por isso vale a pena investir no paisagismo urbano visando uma melhor qualidade de vida às futuras gerações.

Veja também