ago 14

O que é um aterro sanitário controlado?

O aterro controlado é uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, e consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo — justamente as duas características principais do lixão.

O aterro controlado utiliza algumas técnicas de engenharia para isolar os resíduos descartados, cobrindo-os com argila, terra e grama, impedindo que o lixo fique exposto e favoreça a proliferação de doenças. Este tipo de tratamento também ameniza o cheiro do lixo e a consequente proliferação de insetos e animais que buscam alimentos nos lixões.

© Depositphotos.com / marpalusz Os aterros controlados não recebem impermeabilização do solo nem sistema de dispersão de gases e de tratamento do chorume gerado.

Vale destacar que a técnica aplicada no aterro controlado não realiza o tratamento do lixo descartado e produz poluição localizada. Em geral, não é realizado nenhum processo de impermeabilização do solo ou controle dos gases gerados pela decomposição, o que compromete a qualidade do solo, das águas subterrâneas e do ar.

Aterro controlado x aterro sanitário

O aterro sanitário é a melhor e mais correta forma de disposição de resíduos. Isso porque este método de armazenamento de lixo consiste em um eficiente sistema de tratamento do mesmo, evitando danos à saúde pública e ao ambiente. O aterro controlado, por sua vez, é considerado um aterro “não sanitário”, sendo preferível ao lixão, mas de qualidade inferior ao aterro sanitário.

Veja também