jun 06

As vantagens das lixeiras para coleta seletiva e reciclagem

© Depositphotos.com / ccaetano As lixeiras de coleta seletiva facilitam o processo de reciclagem dos materiais.

Todos nós sabemos que, diariamente, nossas cidades produzem milhares de toneladas de lixo. Aliás, essa quantidade tem aumentado drasticamente com o passar dos tempos, uma vez que a ascensão social de grande parcela da população promoveu e muito o consumo de produtos, bens e serviços e, consequentemente, gerou também um grande aumento na quantidade de resíduos urbanos produzidos.

Esse montante de resíduos gerados tem sido um dos maiores problemas para gestores públicos, visto que as soluções encontradas nem sempre são suficientes para resolver o problema.

Como consequência dessa grande geração de lixo urbano e da sua não resolução de forma correta, temos visto um aumento significativo da poluição em rios, ar, sujeira nas ruas, enchentes, proliferação de doenças etc.

Para que possamos contornar esse problema, muito além da participação efetiva da gestão pública, temos que promover a conscientização e a participação popular nesse processo, envolvendo cada cidadão e sensibilizando-o para o descarte correto de seus resíduos.

Para isso, a solução mais eficiente é começar separando em nossas próprias residências e escritórios os materiais recicláveis que podem ser reaproveitados.

Dessa forma, além de auxiliar o problema de resíduos descartados equivocadamente, estaremos também contribuindo para inúmeros projetos sociais que envolvem catadores, ONGs, empresas de reciclagem, etc.

Os principais materiais passíveis de reciclagem são: plásticos, vidro, papéis e metal. Para que seja realizada a separação desses materiais de maneira correta, devemos adquirir lixeiras para coleta seletiva que seguem o padrão de cores do CONAMA.

Facilmente encontradas em supermercados, lojas de matérias de construção e demais estabelecimentos comerciais, e de preço consideravelmente baixo, as lixeiras são eficientes e nos auxiliam e muito no processo de separação dos resíduos.

A escala cromática das lixeiras é algo que deve ser verificado com antecedência antes da compra, sempre seguindo esse padrão: a cor azul para papéis, vermelho para plásticos, verde para vidros, amarelo para metais, preto para madeiras, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos gerais não recicláveis.

Dessa forma, disponibilizando lixeiras para coleta seletiva em nossas residências e locais de trabalho, além da conscientização, também estaremos auxiliando a sociedade como um todo na gestão dos resíduos urbanos.

Veja também