mar 28

As Mudanças Climáticas e a Responsabilidade Ambiental

© Depositphotos.com / AnnaOmelchenko Repensar atitudes e adotar novas posturas é fundamental para reverter os problemas que ameaçam o planeta.

As mudanças climáticas, conceito também conhecido como aquecimento global, são fenômenos extremamente perigosos que acontecem como resultado da intensa ação prejudicial do ser humano que utiliza recursos naturais de forma desordenada, sem se preocupar com os efeitos que isso pode trazer para o futuro do nosso planeta.

Esse fenômeno se dá à medida que são lançados mais gases de efeito estufa na atmosfera, como, por exemplo, o dióxido de carbono, do que os oceanos, o solo e as plantas são capazes de absorver.

Esses gases, quando lançados na atmosfera, acabam por formar uma espécie de película que se torna cada dia mais espessa a medida que as emissões continuam, o que resulta diretamente no aquecimento do planeta, pois impede a saída natural da radiação solar.

É importante salientar que o lançamento desses gases está diretamente ligado ao modelo de desenvolvimento econômico atual, uma economia baseada na queima de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e, principalmente, o petróleo.

Além disso, há também um fator extremamente preocupante que contribui e muito para o aquecimento do planeta: o desmatamento de florestas e áreas naturais, que ocorre em grande escala principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil.

Como efeito dessas atividades temos as mudanças climáticas, que, por sua vez, já atuam diretamente sobre nossa realidade, podendo ser sentidas de diversas formas, como tempestades tropicais, furacões, ondas de calor, deslizamentos de terra, seca, dentre outros eventos climáticos extremos que não ocorriam com tanta frequência e intensidade e tão pouco nos locais aonde agora ocorrem.

Outros fatores resultantes das mudanças climáticas em nosso planeta já foram observados e documentados por cientistas, como o aumento significativo da temperatura do planeta em 0,8°C e o aumento do nível do mar em decorrência do derretimento das calotas polares.

Considerando-se que esse aumento ocorre desde a Revolução Industrial há uma grande urgência em deter essa realidade, visto que se o aumento da temperatura continuar de maneira gradual, quando chegar à 2°C, diversos efeitos potencialmente catastróficos poderão acontecer.

Para a contenção desse aumento progressivo da temperatura temos que repensar nossa relação com o meio ambiente e com nossos modelos produtivos. É o que é chamado de Responsabilidade Ambiental, ou seja, é repensarmos as atitudes, sejam elas empresariais ou mesmo individuais, que temos para com o planeta, focando nossos esforços para o desenvolvimento sustentável, a fim de que o crescimento econômico aconteça de maneira natural, todavia levando em consideração a proteção do meio ambiente e a garantia de que as futuras gerações não sejam prejudicadas.

Repensar atitudes significa, na prática, adotar ações positivas, como promover e realizar a reciclagem de resíduos; usar de forma racional bens naturais como a água; consumir produtos ambientalmente corretos e provenientes de empresas que respeitem o meio ambiente; promover a economia de energia tanto nas tarefas domésticas, quanto nas atuações empresariais; criar produtos que não provoquem impacto ambiental em nosso planeta; focar processos produtivos baseados em fontes energéticas limpas e renováveis; e, principalmente, promover a conscientização da população como um todo, de maneira geral e irrestrita.

Veja também