jan 14

Como fazer artesanato com palito de picolé

Tem coisa melhor do que um picolé bem gelado durante o verão? Essa é uma das guloseimas mais procuradas pela maioria das pessoas nesta época do ano, mas o que pouca gente sabe é que dá para reaproveitar os palitos de picolé para fazer artesanato e contribuir para a preservação da natureza.

Confira alguns exemplos de itens que podem ser feitos com o material:

Casinha de palito

Uma boa ideia para ficar mais perto das crianças e incentivar a sustentabilidade desde cedo é criar uma casinha de palitos de picolé. O processo é bem simples e necessita apenas de vários palitos, cola e tinta para decoração. Com tudo em mãos, basta colar um palito no outro e ir formando a casinha. Por fim, abuse da sua criatividade para pintar o telhado, porta e decorar como quiser.

flickr.com / Nuwandalice Reaproveitar os palitos de picolé para fazer artesanato é uma atividade que estimula a criatividade e contribui para a preservação da ambiental.

Porta objetos

O primeiro passo é criar uma base com cinco ou mais palitos colados um no outro. Coloque em cima de uma mesa e depois cole outros palitos perpendicularmente à base, criando um “muro” de palitos. Por fim, é só ir colando outros palitos em um formato quadrado, ou redondo, esperar secar e pronto!

Porta-retratos

Assim como no exemplo anterior, faça uma base com vários palitos colados um no outro. Você terá em mãos quase uma tábua feita de palitos. Em seguida, pegue três palitos e cole em cima desta base, formando um “U” ou uma ferradura. Está feita a moldura. Lembre-se de deixar um espaço para encaixar a foto. Utilize cores distintas para pintar a base do porta-retratos e a moldura.

Marcadores de página

Uma solução mais simples para reaproveitar os palitos de picolé como artesanato é a criação de marcadores de páginas. Basta escolher um palito, pintar ou fazer desenhos nele, esperar secar e pronto!

Dica: Além de estimular a criatividade, o artesanato com palito de picolé auxilia na preservação do meio ambiente. Isso ocorre porque, ao reaproveitar os palitos que as pessoas normalmente jogam fora, você estará impedindo com uma incontável quantidade de palitos chegue aos lixos das cidades brasileiras. Ou pior, que ruas, praias e parques acabem servindo como depósito para tais materiais.

Confira outras dicas de artesanato nos posts “Aprenda a reciclar fazendo artesanato com jornal e revista“, “Reciclagem: artesanato feito com garrafa pet“, “Reciclagem com técnicas de découpage em garrafa de vidro” e “Reciclagem de tecidos“.

Veja também