Como fazer um aquecedor solar caseiro?

Em uma sociedade cada vez mais dependente de energia elétrica, saber fazer um aquecedor solar caseiro pode fazer total diferença no que diz respeito à geração de energia limpa. Descubra, a seguir, como é possível ter uma alternativa sustentável para aquecer a água do chuveiro e da pia.

Imagem: Reciclagem em Itacaré-Bahia-Brasil Este aquecedor solar é feito com 90% de materiais reciclados.

Aquecedor solar caseiro com garrafas PET

Sim, é possível reutilizar garrafas PET para fazer um aquecedor solar caseiro com elas! Você precisará de:

  • 50 a 60 garrafas PET transparentes, de dois litros;
  • 50 embalagens vazias de longa vida, de um litro;
  • 11 metros de canos tipo PVC de 20 mm e ½ polegada;
  • 20 conexões em T, em PVC, de 20 mm e ½ polegada;
  • Fita de autofusão (uma unidade) ou borracha de câmara de ar;
  • Tinta fosca preta;
  • Luva, estilete, arco de serra e martelo de borracha;
  • Um cano de PVC de 100 mm e comprimento de 70 centímetros (será utilizado para molde de corte das garrafas PET);
  • Lixa d’água (número 100) e cola para tubos de PVC;
  • Tábua de madeira (mínimo de 120 mm);
  • Pregos (mínimo de 5);
  • Ripa com 15 centímetros de comprimento;
  • Fita crepe – largura 19 mm;
  • Quatro conexões tipo L (luvas) de PVC: 20 mm e ½ polegada;
  • Tampões (duas unidades) de PVC de20 mm e ½ polegada.

Como fazer um aquecedor solar caseiro?

O primeiro passo é cortar o cano de PVC em pedaços de 30 cm e, em seguida, realizar um corte vertical bem no meio do material. Esta parte será utilizada como molde para o encaixe das garrafas (já coloque as garrafas dentro do tubo, cortando o fundo com as mesmas medidas). Na sequência, pegue as embalagens longa vida e abra todas elas completamente, fazendo cortes nas diagonais das caixas (pontas). Depois, coloque as caixas dentro da garrafa.

É importante que as embalagens estejam pintadas de preto, com tinta fosca. Em seguida, corte os tubos de PVC para que fiquem com 100 cm cada. Não se esqueça de lixar bem as pontas e isolar as extremidades com fita crepe. Assim como as embalagens longa vida, pinte os tubos de preto.

No barramento superior, é preciso utilizar cinco tubos T e outros cinco tubos de 20 mm, estes últimos cortados em 8,5 cm. O próximo passo é colar um tubo T a um tubo normal, de maneira intercalada. No barramento inferior, é preciso repetir todo o processo sem utilizar a cola de PVC. Use o martelo de borracha para encaixar os tubos com precisão.

Separe e coloque cinco garrafas (uma dentro da outra) nos tubos pintados de preto. Neste ponto, verifique mais de uma vez se o encaixe está perfeito e retire a fita crepe das extremidades. A seguir, é preciso conectar os canos no barramento superior e inserir as PETs (forradas com embalagem longa vida com a parte pintada para cima) até que complete cinco unidades. Verifique novamente se tudo está bem encaixado e, se sim, vede o bocal da garrafa utilizando a fita de autofusão.

Você também pode ver o passo a passo aqui.

Instalando o aquecedor solar caseiro no telhado

Após realizar todos os procedimentos, leve o aquecedor solar caseiro que acabou de construir para o telhado da casa. Posicione o dispositivo em local sem obstrução de árvores, prédios ou outras casas e o conecte à caixa d’água. Para tal, será preciso fazer algumas modificações para inserir os tubos do aquecedor solar caseiro, do retorno da água já quente e também do misturador. Uma boa dica para não correr riscos é conversar com profissionais experientes neste tipo de trabalho.

Benefícios do aquecedor solar caseiro

Além de garantir conforto para a família, o aquecedor solar caseiro é uma forma de produzir energia limpa mais limpa que a gerada por grande parte do sistema de energia do país —  que, em geral, trabalha apenas com hidrelétricas. O aquecedor solar caseiro é instalado na própria residência, ou seja, não é preciso alterar qualquer ecossistema para captação de água e sua transformação em energia.

Outro ponto positivo é a utilização de materiais recicláveis, como garrafas PET e embalagens longa vida. Isso reduz consideravelmente a quantidade de lixo descartado na natureza.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.