dez 19

Aprenda a reciclar fazendo artesanato com jornal e revista

Sabe aquelas revistas e jornais que estão há anos em sua casa e você não sabe o que fazer com tanto papel junto? Reutilize! É possível reutilizar estes materiais com muita criatividade e, ainda por cima, descobrir o artesanato sustentável como um delicioso hobby ou até mesmo para ter um retorno financeiro.

flickr.com / Mary Anne Enriquez Reutilizar revistas antigas é uma ótima opção para se criar novos objetos decorativos.

Reciclar jornais e revistas por meio do artesanato é uma excelente maneira de evitar que tais materiais voltem à natureza por meio do descarte. Práticas sustentáveis como esta contribuem diretamente para a valorização do meio ambiente e da própria sociedade que vivemos.

Ideias para reciclar fazendo artesanato com jornal e revista

Porta-retratos de papel

Você leva mais ou menos três ou quatro horas para fazer um porta-retratos de papel perfeito para expor as fotos da família e amigos. Os materiais necessários são: jornal ou revista, papelão um pouco maior que o tamanho de uma foto, cola (bastão ou de artesanato) e régua. Com tudo em mãos, comece recortando tiras de papel em três tamanhos diferentes. Em seguida, enrole cada tira e as cole no papelão, deixando um espaço central para a fotografia. Recorte o excesso de papelão e cole a fotografia nas tiras de revista/jornal, que neste momento, já formarão a moldura do porta-retratos. Deixe secar por algumas horas e está pronto.

Papel que vira porta-objetos

Cansado de canetas, lápis, borracha e outros materiais de escritório espalhados na mesa? Com revistas velhas, é possível criar um porta-objetos 100% reciclado e sustentável.

flickr.com / Mary Anne Enriquez Fazer um porta objetos é uma excelente ideia para reaproveitar revistas.

Você precisará de tesoura, fita, cola bastão e verniz do tipo spray. Primeiro recorte algumas folhas inteiras da revista e, na sequência, dobre as páginas no meio, no sentido vertical, repetindo duas vezes este processo com a mesma folha. Depois dobre as bordas para dentro, também duas vezes, e cole toda a extensão desta tira, unindo assim as duas pontas.

Agora dobre cerca de dois centímetros de uma das extremidades para dentro até formar uma espiral, unindo as pontas com durex. Repita o processo fazendo outra fita e unindo a ponta final desta, com a primeira fita que criou. A quantidade de fitas determinará o tamanho do porta-objetos de papel. O passo final é puxar para cima e passar o spray para dar um toque especial à sua criação.

Revistas que viram colares

Complemente seu estilo com uma solução sustentável e descolada. Para transformar revistas velhas em colares, você irá precisar de pistola de cola quente e um cordão simples, além de revistas variadas. Selecione páginas bem coloridas e recorte quadrados ou retângulos de diferentes tamanhos. Em seguida, posicione todos os pedaços lado a lado e faça pequenas dobras em seus cantos inferiores, enrolando na sequência como se estivesse criando um espiral. Com a pistola de cola quente, una as pontas e achate todas estas tiras, deixando as peças bem planas.

Depois, é preciso enrolar até que as tiras cheguem ao formato de uma flor, unindo novamente as pontas com apenas um pingo de cola quente.  Fazendo este processo várias vezes, você terá em mãos vários botões coloridos de flores. Por último é só colar as flores uma nas outras e fixar esta combinação no cordão.

Veja também