jan 09

Aprenda a fazer reciclagem, jardinagem e decoração com pneus

Quando o descarte de pneus é feito de maneira incorreta, diversos problemas ao meio ambiente podem ser gerados: além de a borracha ser um material de difícil degradação, os pneus tornam-se em criadouros de mosquitos e insetos. Por isso, uma maneira sustentável é reutilizá-los na jardinagem e na decoração.

flickr.com / London Permaculture Uma maneira sustentável de reutilizar pneus velhos é na jardinagem e decoração.

Uma das maneiras mais fáceis de reutilização é transformar os pneus em vasos de flores. Para isso, basta tampar o fundo do pneu com uma madeira, plástico ou lata, como se ele fosse uma bacia. Encha com terra e plante com as flores que preferir. É possível ainda pintar com tinta látex ou PVA.

Outra maneira de utilizar os pneus no jardim é montando uma floreira ou pendurando-os em um muro, utilizando a parte interna dos pneus para o plantio.

Em jardins, os pneus também podem virar brinquedos para crianças. Solte a imaginação e crie o corpo de animais juntando pneus e complementando com orelhas e rostos feitos de outros materiais. Há, ainda, a opção de criar um balanço com pneu – apesar de tradicional, a ideia é garantia de sucesso entre as crianças.

Na decoração do espaço interno, os pneus podem virar pufes, poltronas e cadeiras divertidas e coloridas. Para isso, basta pintar, parafusar os pneus uns nos outros e colocar almofadas no espaço interno. A variedade de cores e tecidos permite criações variadas e inusitadas.

Outro destino que os pneus velhos podem ganhar é como bases de mesas. Basta pintar, unir os pneus com parafusos grandes em “minitorres” e esperar secar. Depois, escolha um tampo de sua preferência (vidro, madeira, espelhado ou metal) e utilize as minitorres como base. Esta técnica permite criar desde mesinhas laterais até mesas de jantar ou escrivaninhas.

Veja também