mar 27

Aprenda como reaproveitar alimentos e evitar o desperdício

Todos os dias, diversos alimentos que poderiam ser reaproveitados são jogados no lixo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos.

Evitar esse desperdício é um grande desafio, mas com organização é possível reaproveitar os alimentos em casa. Muitas sobras podem virar alimentos deliciosos e surpreendentes: o arroz pode se transformar em bolinhos, o feijão em tutu, a carne assada em carne moída e por aí vai.

Além disso, as cascas, sementes, talos e folhas de frutas e vegetais costumam render soluções culinárias super criativas e são muito saudáveis. A casca da banana, por exemplo, contém mais que o dobro de vitamina C presente na fruta.

Doce de casca de banana

Bata três copos de cascas de banana (lavadas) no liquidificador. Em seguida, acrescente dois copos de açúcar em uma panela e leve tudo ao fogo brando. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até o doce começar a soltar da panela. Deixe esfriar sobre um tabuleiro untado, enrole e passe no açúcar.

Chá de casca de abacaxi

Lave bem as cascas e ferva com um litro de água filtrada. Após a água ferver, apague o fogo e deixe a panela tampada por dez minutos. Pronto! Além de saborosa, a casca do abacaxi possui fibras, vitamina C e bromelina — uma enzima que ajuda a digerir proteínas.

Bolo de cascas de frutas

No liquidificador, bata dois copos das cascas de frutas (lavadas) com um copo de leite. Coe o líquido e reserve. Em seguida, bata um copo de açúcar, duas gemas e uma colher e meia de sopa de manteiga. Acrescente as cascas batidas, duas xícaras e meia de farinha de trigo e uma colher de chá de fermento em pó. Junte duas claras batidas em neve, misture tudo e asse em forma untada.

Veja também