out 24

Aprenda como plantar uma árvore e porque essa ação é importante para o ambiente

Embora muitas pessoas acreditem que é necessária uma transformação radical no estilo de vida para contribuir de maneira eficiente com a sustentabilidade, apenas a adoção de algumas atitudes inteligentes já pode contribuir bastante para a preservação do meio ambiente.

flickr.com / shutterjet Uma atitude simples como plantar árvores já ajuda bastante na conservação do meio ambiente.

Uma atitude simples e que pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive crianças, é plantar árvores. Uma árvore adulta pode trazer diversos benefícios para o ambiente, tais como: recuperação e restauração da capacidade produtiva do solo, conservação e absorção da água, obtenção de oxigênio e preservação da biodiversidade de modo geral.

Ao plantar uma árvore, o primeiro aspecto que deve ser levado em conta é a estação do ano: em geral, o início da primavera ou do outono são as melhores épocas para o plantio. Também é fundamental conhecer a planta escolhida, bem como suas características e preferências. Isso porque algumas espécies não se dão bem com o sol, enquanto outras precisam dele para crescer.

Confira, abaixo, um passo a passo de como plantar uma árvore corretamente:

– Escolha o lugar em que será plantada a árvore com cuidado, e esteja atento para possíveis leis municipais para a escavação de buracos no local;

– Prepare o buraco: ele deve ter cerca de quatro ou cinco vezes a largura da raiz da árvore, o suficiente para ela se encaixar e com espaço para que ela cresça e se ramifique;

– Retire a árvore do vaso ou sacola em que ela se encontra, e a coloque no buraco;

– Retire a muda do saco plástico e a coloque no buraco com cuidado;

– Preencha o restante do buraco com terra, adubo ou estrume adubado;

– Regue a árvore. Esta ação elimina possíveis bolsas de ar e deixa a terra mais compacta;

– Pronto! Sua árvore já está pronta para crescer de maneira saudável. Lembre-se de regá-la regularmente, colocar mais adubo sempre que julgar necessário e de cuidar para que ninguém agrida a planta.

Veja também