maio 02

Aprenda como fazer um jardim vertical

Flickr.com / escola da mata atlantica Os jardins verticais são ótimas opções para o paisagismo em espaços reduzidos.

Jardins verticais têm se tornados grandes protagonistas do atual paisagismo brasileiro. Inicialmente criados para atenuar a imensa falta de áreas verdes em centros urbanos e também para possibilitar o paisagismo em espaços reduzidos, os jardins verticais vêm ganhando espaço a cada dia em novas construções e decorações.

O jardim vertical pode ser entendido como sendo um sistema capaz de revestir qualquer tipo de muro ou parede, tanto em ambientes externos como em ambientes internos.

Os sistemas de funcionamento dos jardins verticais podem apresentar variações de funcionamento, visto que alguns sistemas contemplam um processo automatizado de irrigação feita por gotejamento, e outros, mais simples, requerem o cuidado manual dos próprios proprietários.

A instalação de um jardim vertical é uma ótima maneira de revitalizar ambientes, edifícios e, ao mesmo tempo, promover um combate significativo às ilhas de calor urbano. Além disso, quando instalados em paredes internas, a purificação e a limpeza do ar são garantidas, e o resultado é um ar mais fresco, limpo e confortável.

Se você está pensando em instalar um jardim vertical em sua residência ou escritório, saiba que já estão disponíveis no Brasil diversos sistemas bastante eficientes e com características bastante específicas. Abaixo, separamos dois bons modelos, confira!

Sistema de Blocos Pré-Moldados

Desenvolvido pela empresa Neo Rex, esse sistema funciona de duas maneiras: com blocos de concreto socado, que apresentam jardineiras em zigue-zague, e com blocos de concreto fundido, com jardineiras dispostas de maneira contínua. Uma boa característica desse sistema é a versatilidade, uma vez que pode ser instalado tanto de forma rente a muros impermeabilizados, quanto em espaços sem apoios, uma vez que os blocos contêm espaços próprios para abrigar vigas de sustentação.

A média de preços varia de acordo com o tamanho do projeto, todavia não se trata de um modelo caro.

Sistema de Jardim Vertical utilizando Garrafas PET

Desenvolvido por Marcelo Rosenbaum, o sistema vale-se de garrafas plásticas descartadas para a composição de um belo jardim vertical. Além de sustentável, o sistema é perfeito para locais que não têm áreas grandes o suficiente para abrigar jardins. Nesse sistema, as garrafas suspensas são amarradas com cordas de varais. Prático, barato, ecologicamente correto e muito eficiente!

Lembre-se que para a instalação de um jardim vertical você precisa contratar especialistas em paisagismo, para que o projeto seja desenvolvido da forma correta e responsável.

Veja também