mar 15

Afinal, é possível fazer a reciclagem de alimentos? De que maneira?

© Depositphotos.com / nito103 O reaproveitamento de alimentos pode minimizar consideravelmente o desperdício que está cada vez maior em todo o mundo.

O Brasil possui um dos maiores índices de produção de alimentos em todo o mundo. Por outro lado, o País também apresenta um grande número de pessoas passando fome, além de ser conhecido como o país do desperdício. Estudos mostram que aproximadamente 30% de toda a produção de alimentos é jogada fora, seja durante o processo de cultivo, colheita, transporte, armazenamento, comercialização ou mesmo durante a etapa de consumo.

Embora a maioria das pessoas pense que desperdício significa apenas jogar comida fora, o problema também compreende ações como descartar a casca de banana na lixeira. É isso mesmo: as cascas das frutas costumam ser muito ricas em nutrientes, e podem facilmente ser reaproveitadas em receitas. O desperdício geralmente acontece por conta da falta de informação: a maioria das pessoas não sabe como reaproveitar os alimentos e as cascas, fazendo com que tudo vá para o lixo e o desperdício aumente cada vez mais.

Dicas para reaproveitar os alimentos e evitar o desperdício

Reaproveite o arroz para fazer novos pratos

O arroz é um alimento que está presente na casa de quase todos os brasileiros. Mesmo com o seu consumo diário, uma boa parte dele acaba indo para o lixo. Para evitar que isso ocorra, a dica é reaproveitar o arroz do dia anterior para fazer deliciosos bolinhos de arroz fritos. Outra excelente opção é adicionar ingredientes como queijo e molho de tomate, transformando a iguaria em um arroz de forno.

Aproveite as cascas de frutas

As cascas de frutas, que geralmente costumam ir para o lixo, podem ser reaproveitadas de duas formas: em receitas ou para fazer compostagem caseira. Vale lembrar que as cascas são ricas em nutrientes e podem ser ingredientes de doces e bolos. Além disso, podem também ser utilizadas como adubo para plantas.

Transforme restos de carne

Se você fez aquele churrasco no domingo e sobrou um pouco de carne assada, em vez de jogá-la no lixo, aproveite a oportunidade para rechear tortas, omeletes, croquetes, e até pastéis. O quitute fica à sua escolha, o que importa é não desperdiçar!

Não jogue fora o leite talhado

Com as altas temperaturas, é comum que o leite estrague em pouco tempo. No entanto, ele não precisa ir para o lixo: com o leite talhado, é possível fazer iogurtes e até doce de leite — basta usar a criatividade.

Restos de comida

Separe os restos de comida e deixem secar ao sol, de preferência em uma peneira. Depois que tudo estiver totalmente seco, bata tudo no liquidificador e pronto: você tem uma farinha rica em nutrientes para utilizar como adubo em suas plantas.

Veja também