jun 27

6 técnicas para fazer reúso de água em casa

Como a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão entre as grandes pautas atuais em todo o mundo, é muito comum que um número excessivo de informações sobre esses temas nos seja repassado diariamente, seja na internet, na televisão ou nos jornais. Isso faz com que muitas pessoas acabem por não assimilar as informações e deixem de colocar em prática ações simples e eficazes na preservação de recursos.

© Depositphotos.com / SSilver Com atitudes simples, podemos evitar o desperdício de água.

Assim, como a reutilização da água é uma ótima forma de preservar esse recurso natural tão importante, separamos algumas dicas bem simples para que você possa fazer o reúso da água em sua própria casa, confira!

  •  A água proveniente do banho pode ser canalizada para utilização na descarga sanitária, bastando, para isso, de uma pequena obra no encanamento.
  •  Na cozinha, a água também pode ser reutilizada. A água proveniente do cozimento de legumes, por exemplo, é extremamente rica em sais minerais e vitaminas. Utilize essa água para cozimento de outros alimentos ou mesmo no preparo de pratos, tais como sopas.
  •  A água que escoa de pavimentos domésticos, tal como o telhado, pode ser direcionada por uma calha para uma cisterna. Assim, é possível aproveitar essa água.
  •  Para as pessoas que vivem em casa, coletar a água da chuva é uma ótima maneira de conservação, visto que essa água é ótima para inúmeros afazeres domésticos, como regar plantas ou lavar uma área.
  •  A água que sai da máquina de lavar também pode ser reutilizada, principalmente na descarga de bacias sanitárias. Para isso, basta armazená-la.
  •  O simples ato de lavar a louça com bacias e não com água corrente da torneira aberta, já é uma maneira de reúso da água. Para tornar a lavagem da louça ainda mais eficiente, utilize duas bacias: uma para ensaboar e a outra para enxaguar as louças.

Ideias muito simples e bastante eficientes, não é mesmo? Então, antes de colocar em prática, atente-se para esse dado chocante sobre o consumo de água diário: a vazão média de uma torneira é de impressionantes 12 litros por minuto!

Portanto, lembre-se sempre de manter a torneira fechada quando estiver realizando tarefas cotidianas diárias, tais como ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça. Lembre-se que, com atitudes simples, podemos promover em nossos lares uma bela economia de água e evitar o desperdício.

Veja também