jan 15

3 dicas do que fazer com restos de madeira de marcenaria

istock.com / vtmila Para evitar o descarte incorreto dos restos de madeira de marcenaria, o ideal é reutilizá-los para fazer móveis.

A madeira é importantíssima para o meio ambiente e para diversas atividades humanas. Por ser orgânico, porém, esse material muitas vezes não pode ser reciclado. Isso faz com que a maioria das pessoas não saiba como fazer o descarte adequado da madeira, um problema que pode ser ainda mais complicado para quem trabalha com marcenaria.

Dicas do que fazer com restos de madeira

Use um triturador

Tanto para grandes demandas quanto para as pequenas, um triturador de madeira profissional vai diminuir o espaço ocupado por todas as peças restantes e transformá-las em serragem, que pode ser muito mais facilmente descartada. Uma boa escolha é o triturador de madeira e galhos da Fragmaq, que oferece rapidez e considerável aumento da produtividade.

Destine o pó de serragem corretamente

O pó que sobra dos trabalhos com madeira também deve ser descartado do jeito certo, uma vez que ele é um subproduto poluente. Procure por transportadoras de resíduos ou empresas que coletam esse tipo de poluente e dão a destinação correta ao material.

Reaproveite nos móveis e na decoração

Uma opção muito popular é usar os pedaços de madeira restantes para fabricar novos produtos, especialmente móveis e itens de decoração. No primeiro caso, é claro que são necessários pedaços grandes, e no segundo até mesmo as menores sobras podem servir.

Como fazer móveis com restos de madeira?

Veja algumas dessas ideias e, quem sabe, você pode até se inspirar:

Mesas e cabeceiras

O uso de paletes nos móveis está muito em alta atualmente, mais ainda nas mesas e cabeceiras de camas. Eles podem ser modelados da maneira que você preferir, e são bem resistentes.

Bancos e poltronas

Bancos externos para o jardim ficam excelentes quando confeccionados em madeira. Poltronas também, sejam fora ou dentro de casa. Só não esqueça de colocar algumas almofadas para deixá-las confortáveis.

Brinquedos

Brinquedos de madeira são ótimos e duráveis, mas devem ser modelados e polidos de forma a não machucar as crianças. O resultado é lindo, servindo também como item de decoração.

Decoração

Itens decorativos são bem diversos e dependem exclusivamente da sua criatividade. Podem ser confeccionados porta-retratos, vasos, caixas, quadros, suportes para garrafas, suportes para luminárias, mosaicos e mais.

Veja também