set 25

10 exemplos de mobilidade urbana sustentável nas grandes cidades

istock.com / william87 Mobilidade sustentável tem como principal objetivo trazer mais conforto e saúde para a população.

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios de gestão nas grandes cidades metropolitanas. Com a inclusão do automóvel no começo do século XX, que substituiu as carroças e bondes, a circulação da população teve uma solução rápida e eficiente por muito tempo. Porém, esta facilidade também trouxe problemas como excesso de trânsito e a poluição causada pela queima de combustível.

A importância da mobilidade sustentável

Nos últimos dez anos, o Brasil teve um aumento de 400% em sua frota de automóveis e motocicletas. Este é um dado alarmante se considerarmos o já saturado trânsito das cidades e a grande poluição atmosférica registrada nesses locais.

Muitas opções de mobilidade urbana sustentável são simples e já fazem parte do cotidiano das populações, mas ainda contam com um investimento tímido e pouco acessível. É o caso, por exemplo, do uso de bicicletas, sistemas sobre trilhos e integrações de ônibus com responsabilidade.

Os estudos de mobilidade urbana também são voltados para valorização humana, em busca de mais conforto e saúde. Nesse sentido, as soluções são voltadas ao incentivo a caminhadas e ao uso de bicicletas, que não causam nenhum tipo de poluição e ainda podem levar pessoas sedentárias a praticar atividades físicas.

Exemplos bem-sucedidos de mobilidade urbana

Ponte móvel para ciclistas

A bicicleta é um dos transportes mais importantes da mobilidade urbana sustentável. Ela permite a prática de exercícios e não polui o ambiente. Porém, o grande desafio das grandes cidades é viabilizar o trajeto dos ciclistas para que eles possam ter mais segurança e agilidade.

A cidade de São Paulo possui uma ponte móvel para ciclistas entre os trechos do Canal da Represa Guarapiranga e o Canal do Rio Pinheiros. A ponte tem investimento privado e a estrutura permite a presença de ciclistas e pedestres que precisam passar de uma margem a outra.

Rodovia para ciclistas

São 60 quilômetros de extensão de uma rodovia para ciclistas que une Dortmund a Duisburg, na Alemanha. As duas cidades são importantes polos industriais e a rodovia incentiva que trabalhadores se desloquem de bicicleta.

Veículos elétricos

Empresas privadas estão investindo em veículos elétricos para carga de produtos, assim como triciclos e bicicletas. A Natura, por exemplo, implementou os veículos verdes, que recolhem produtos para levar até as consultoras nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas.

Ônibus com telhado verde

A Catalunha já tem ônibus com telhados verdes circulando em suas ruas. Os tetos verdes itinerantes ajudam a reduzir altas temperaturas na área interna dos ônibus e contribuem para a purificar o ar nas cidades.

Orelhões de recarga

Os carros elétricos precisam ser recarregados, da mesma forma que os outros veículos precisam de combustível para seguir viagem. A opção foi apresentada em um concurso de design em Nova Iorque e indica os orelhões, que hoje são pouco utilizados, como locais de abastecimento.

Trem com vagão para bicicletas

Em Stuttgart (Alemanha), alguns trens possuem um vagão externo onde é possível estacionar bicicletas de viajantes. Os ciclistas pegam suas bicicletas no desembarque e podem continuar seus trajetos pelas ruas.

Trocar garrafas PET por passagens

A cidade de Pequim tomou a iniciativa de incentivar a população a trocar suas garrafas PET usadas por bilhetes de metrô e ônibus. O usuário pode depositar as garrafas em uma das máquinas distribuídas nas estações e usar o transporte.

Leitura em ônibus

Para os longos e cansativos trajetos de ônibus no trânsito de São Paulo, um grupo de universitários criou o projeto Parada do Livro, que oferece leitura gratuita de livros doados.

Restrição de veículos em áreas movimentadas

A cidade de Londres proporcionou o exemplo mais emblemático contra o excesso de veículos em grandes cidades. Em 2003, a capital da Inglaterra restringiu a circulação de veículos nas regiões mais movimentadas, o que diminuiu drasticamente o tráfego de automóveis na rua.

The Busway

Em Cambridgeshire, no Reino Unido, foi implantado o The Busway, um sistema de transporte chamado Bus With High Level Service, o BHLS. Superior aos ônibus em conforto e agilidade do serviço, o sistema possui uma engrenagem que permite maior frequência, tempo de viagem, confiabilidade, acessibilidade e conforto, sem causar impactos no meio ambiente.

Veja também