out 16

O que é saneamento básico e qual a sua importância?

Flickr.com / Otavio de Souza- Prefeitura de Olinda O saneamento básico ajuda na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população.

Item indispensável para a manutenção da saúde humana, podemos compreender o conceito de saneamento básico de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “É o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem estar físico, mental ou social.” De forma prática, o saneamento básico está intimamente ligado à implantação de modelos e sistemas públicos que promovam de maneira eficiente:

  • O adequado esgotamento sanitário;
  • O correto abastecimento de água;
  • A correta destinação de lixo.

Dessa forma, o objetivo claro do saneamento básico é: A prevenção de doenças; O controle de vetores; Promoção de hábitos saudáveis de higiene; Melhoria da limpeza pública; – Melhoria da qualidade de vida da população. Por mais que possa parecer óbvio que o saneamento básico é item indispensável para a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população, a realidade é que muitas localidades de todo o mundo carecem de sistemas eficientes de saneamento básico, principalmente nos países mais pobres. Em países onde a oferta de saneamento é baixa, temos como ocorrência um alto índice de propagação de doenças, como, por exemplo, doenças viróticas, bacterianas e parasitoses diversas, e, infelizmente, a maior suscetibilidade a essas doenças ocorre entre crianças. Aliás, a falta de saneamento básico é muito mais comum do que imaginamos. No Brasil mesmo, na região nordeste, menos de 10% das cidades e municípios conta com algum órgão responsável pelo tratamento de esgoto. Ainda no Brasil, é triste constatar que dos mais de 8 bilhões de litros de esgotos produzidos diariamente, a sua maioria (em torno de 5 bilhões de litros) é despejada de forma aleatória, sem nenhuma forma de tratamento, no meio ambiente, promovendo a contaminação de rios, praias, do solo, de mananciais e, consequentemente, trazendo inúmeros danos à população. Vale ressaltar que o saneamento básico de qualidade é um item essencial em qualquer sociedade, pois somente ele é capaz de promover as mínimas condições de desenvolvimento social.

Veja também