set 27

Descarte de produtos e resíduos químicos

Os resíduos químicos são aquelas com substâncias que não podem receber tratamento convencional. Eles são resultado de atividades industriais e da indústria farmacêutica.

Depositphotos.com/belchonock O lixo químico dever ser descartado seguindo as normas vigentes no país.

Como já era de se esperar, não podem receber tratamento convencional, pois apresentam problemas efetivos à saúde humana e também ao meio ambiente; Por isso, precisam também de cuidados especiais em sua armazenagem.

Tipos de resíduos químicos
Os diversos tipos de resíduos químicos nada mais são do que o resultado de misturas concentradas, como catalisadores gastos, não tratados; solventes; sais; ácidos; entre outros tipos de compostos que podem vir a ter substâncias danosas à saúde.

Quando falamos na qualidade da água potável, ficam claro diversos exemplos sobre o descarto incorreto de resíduos químicos e medicamentos. Nos últimos anos, fala-se ainda mais desse assunto, graças ao enfoque dado à sustentabilidade e saúde.

Em locais próximos a hospitais ou indústrias, por exemplo, muitas vezes, a água contém substâncias impróprias, como dietilftalato, cafeína, progesterona e outros componentes que não devem ser ingeridos.

Como deve ser o descarte desses resíduos?

Os resíduos devem ser descartados seguindo as normas vigentes no Brasil ou em qualquer outro país. Daí a importância de separar o lixo orgânico, do reciclado e do químico.

É também interessante reparar nos programas de educação ambiental, que ensinam corretamente o passo a passo.

Medicamentos devem ser separados do lixo comum, por isso, hospitais, universidades e farmácias precisam se adequar às normas de segurança, para evitar contaminação do solo e da água. Os medicamentos que são sólidos, como comprimidos, por exemplo, devem ser descartados em locais que recolham resíduos de saúde, como hospitais.

Já resíduos de indústrias são de responsabilidade das mesmas e precisam ser tratados antes de serem descartados.

A população pode fazer a sua parte, só comprando produtos químicos e medicamentos de empresas sustentáveis, que colaboram para a preservação do meio ambiente.

Veja também