jul 19

O que é pirâmide de Biomassa?

© Depositphotos.com / kak2s878 A quantidade de matéria orgânica presente em um ser vivo expressa o teor de energia existente.

Pirâmide de biomassa ou pirâmide ecológica consiste na representação de um grande fluxo de energia e matéria entre níveis tróficos (ou alimentares). Essa representação pode ser feita de duas maneiras.

A primeira em números simulando uma quantidade de indivíduos envolvidos em cada nível da cadeia alimentar (animais carnívoros e herbívoros).

A segunda forma de entender os efeitos produzidos pela pirâmide de biomassa na cadeia alimentar é envolver a pirâmide em um maior número de parasitas na produção de energia, aumentando os níveis tróficos na cadeia alimentar.

De certa forma, através de uma pirâmide de biomassa a quantidade de uma matéria orgânica presente em um ser vivo pode expressar proporcionalmente um teor de energia por nível ecologicamente existente.

Sendo assim a biomassa existente em cada trófico (componente alimentar) por unidade de área em determinado momento pode, em alguns casos, reduzir da biomassa de algum nível alimentar acumulando de determinada produtividade no ambiente.

Veja também