nov 28

Você sabe o que é sustentabilidade espacial?

Depositphotos.com / cienpies A sustentabilidade espacial estimula o equilíbrio geográfico entre o urbano e o rural.

Há cerca de 20 anos, quando a temática “sustentabilidade” passou a fazer do cenário científico e do cotidiano das pessoas, cinco dimensões referentes ao termo foram destacadas e apresentadas. São elas:

– social;

– ambiental;

– econômica;

– cultural;

– espacial.

Todas estas dimensões têm como função a garantia de que todas as necessidades da sociedade sejam atendidas plenamente, sem que isso comprometa as necessidades das gerações futuras. Apesar de todas as dimensões seguirem um mesmo ideal, cada uma apresenta algumas particularidades.

A sustentabilidade espacial, por exemplo, promove o equilíbrio geográfico entre o urbano e o rural, evitando que a urbanização descontrolada promova impactos negativos. Esta dimensão prioriza a introdução e o desenvolvimento de novas formas de civilização, desde que baseadas no uso sustentável dos recursos renováveis.

Objetivos da Sustentabilidade Espacial

– Promover equilíbrio de migrações por meio da desconcentração das metrópoles;

– Implementar práticas agrícolas que não sejam agressivas à saúde humana e ao meio ambiente;

– Promover a industrialização descentralizada, possibilitando melhor distribuição territorial das atividades econômicas;

– Desenvolver e implantar novos empregos rurais não agrícolas, como nos setores turísticos e administrativos;

– Promover o desenvolvimento de projetos agrícolas operados por pequenos produtores, proporcionando maior experiência e mão de obra;

– Estabelecer uma biosfera e uma rede de reservas naturais com o intuito de proteger a biodiversidade.

Veja também