set 30

Você sabe o que é um patrimônio ambiental?

Também chamados de patrimônios naturais, os patrimônios ambientais podem ser compreendidos como áreas consideradas prioritárias em processos de preservação — sendo consideradas necessárias para as próximas gerações, seja por conta de seu potencial científico ou estético.

flickr.com / Danielle Pereira Os patrimônios naturais, ou ainda, os patrimônios ambientais podem ser classificados como áreas apontadas como prioritárias em processos de preservação.

Para que algum local receba o título de patrimônio ambiental é necessário o reconhecimento e a homologação de órgãos competentes e certificados, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Junto com o título de patrimônio ambiental, devem ser elaboradas medidas voltadas para a proteção da área e conscientização da população sobre a importância da preservação do local.

O Brasil, que é mundialmente conhecido por suas belezas naturais deslumbrantes e por sua gigantesca diversidade ambiental, atualmente possui sete áreas reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — Unesco como Patrimônios Naturais da Humanidade:

– Parque Nacional de Iguaçu;

– Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica;

– Mata Atlântica – Reservas do Sudeste;

– Área de conservação do Pantanal;

– Complexo de conservação da Amazônia Central;

– Áreas protegidas do Cerrado – Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros;

– Ilhas Atlânticas Brasileiras – Atol das Rocas e Reservas de Fernando de Noronha.

Veja também