dez 23

Você já ouviu falar na balada sustentável?

© Depositphotos.com / dpaint Na balada sustentável a energia elétrica é gerada através da dança, com um sistema desenvolvido para este fim.

Quem é que não gosta de uma boa balada, não é verdade? Quando pensamos em balada, pensamos logo em festa e em momentos de alegria, descontração e confraternização entre amigos.

Todavia, se pararmos para pensar, fica claro que a realização de qualquer festa, evento ou mesmo balada, quando não realizada com critérios de sustentabilidade, proporciona uma serie de impactos ambientais.

E foi pensando nisso que um grupo de empresários holandeses, juntamente com a ONG Enviu e um grupo de arquitetos locais levou em consideração ao criar a Watt – “a balada sustentável”-, localizada em Roterdã, na Holanda.

A ideia por traz da primeira balada ecológica do mundo é que o projeto cresça e se torne também um evento itinerante, que passe pelos maiores centros urbanos da Europa e também do mundo todo.

Confira abaixo algumas das principais características da Watt,a primeira balada sustentável do mundo:

– Na Watt, quem produz a eletricidade interna da balada é o próprio cliente, e de uma maneira muito original: dançando. Assim, quanto mais gente na pista de dança, mais energia é gerada.

Isso só ocorre porque a pista de dança é“piezo elétrica”, ou seja, conta com cubos piezo elétricos de cristais posicionados debaixo da pista. Duas placas metálicas posicionadas acima e abaixo desses cristais ajudam a conduzir a eletricidade.

Dessa forma, a cada vez que alguém pressiona a pista com passos de dança, os cristais liberam uma descarga elétrica, descarga essa que é utilizada para a iluminação do clube.

  • Os banheiros da balada sustentável funcionam com água coletada da chuva.
  • A decoração interna e externa é feita com garrafas pet.
  • Os Bares da balada utilizam todos materiais reciclados.
  •  Todos os resíduos gerados são coletados, separados e encaminhados de acordo com sua composição.

Veja também