maio 14

Veja quais são as cidades sustentáveis no Brasil

© Depositphotos.com / arquiplay77 As cidades sustentáveis destacam-se pela integração harmônica entre desenvolvimento e meio ambiente.

Cidades sustentáveis podem ser compreendidas como aquelas que possuem políticas sérias de desenvolvimento urbano, com o intuito de promover tanto o meio ambiente quanto as áreas urbanas construídas, sempre de uma maneira em que a natureza seja priorizada.

Assim, nas cidades sustentáveis, a estrutura urbana (ruas, edifícios, condutas de luz, água, gás, transportes etc.) é sempre favorável em termos de temperatura, umidade, pressão atmosférica, baixos níveis de poluição do ar, dentre outros.

O conceito ainda engloba a oferta de equipamentos e meios comunitários eficientes, como serviços públicos adequados às necessidades da população, transportes coletivos de qualidade, oferta de áreas e espaços verdes, pontos de acessibilidade etc.

Medidas para impossibilitar o parcelamento do solo, a edificação, a deterioração de áreas urbanizadas, a degradação ambiental, a utilização inadequada e ineficiente de imóveis, dentre outros, também estão presentes nas cidades sustentáveis.

Assim como a conscientização e a promoção de projetos e medidas que façam com que a população utilize de maneira eficiente e sem desperdício a água, a energia e demais recursos naturais.

Obrigatoriamente, uma cidade sustentável também deve oferecer aos seus moradores projetos eficientes de coleta e reciclagem de lixo e de resíduos, incentivando modelos que gerem empregos, fomentem a inclusão social e a cidadania participativa.

Nas cidades sustentáveis os modelos de transportes públicos são sempre priorizados, sendo os serviços versáteis, ambientalmente corretos e de qualidade. Ao mesmo tempo, os transportes alternativos e sustentáveis, como as bicicletas e as ciclovias, são sempre incentivados.

De uma maneira geral, as cidades sustentáveis têm como característica principal (ao incorporar todos os fatores acima descritos) a qualidade de vida de sua população.

No Brasil não temos ainda nenhum modelo de cidade 100% sustentável, todavia muitas delas têm adotado medidas e ações voltadas para a sustentabilidade. É o caso de Curitiba, cujo planejamento urbano é voltado totalmente para a sustentabilidade, com ótima oferta de áreas verdes, transporte público de qualidade, dentre outros fatores.

Também no Paraná, em Londrina, há um dos melhores programas de coleta seletiva de lixo de todo o país. Já em João Pessoa, na Paraíba, as áreas ambientais são prioridades da administração pública, e seu modelo de proteção é referência para todo o Brasil. Na cidade litorânea de Bertioga, o grande bairro Riviera de São Lourenço foi projetado para ser completamente sustentável.

Veja também