nov 20

Veja 9 formas de fazer a reciclagem de papel

istock.com / RTimages Uma das principais dicas para reduzir o consumo de papel é o incentivo a coleta seletiva. 

A reciclagem de papel é uma ação que evita a derruba de muitas árvores, uma vez que cada tonelada de papel que é reciclado impede que a indústria precise cortar cerca de 20 a 30 árvores para a extração da celulose. Além disso, a produção de papel reciclado ajuda a economizar 80% de energia elétrica e uma grande quantidade de água: enquanto a fabricação de papel reciclado consome cerca de 2 mil litros de água, a produção de uma tonelada de papel novo gasta mais de 100 mil litros do líquido.

Quais papeis podem ser reciclados e quais não podem?

  • Papeis recicláveis: papelão, papel sulfite, papel de fax, envelopes, jornal, revista, folhetos e impressos em geral;
  • Papeis não recicláveis: papel higiênico, papel toalha, etiquetas, adesivos, folha de carbono e papel fotográfico.

9 dicas para reduzir o consumo de papel

Incentive a coleta seletiva

Instale, em sua residência e empresa, um espaço específico para a coleta de materiais recicláveis. Esta é uma forma de lembrar a todos sobre a importância da separação dos materiais. Você pode até mesmo colocar uma mensagem ecológica em seus e-mails, pedindo para a pessoa só imprimir o que for realmente necessário.

Reaproveite jornais velhos

Os jornais impressos podem ser usados para embalar objetos frágeis, forrar os pisos durante um serviço de pintura, confeccionar peças artesanais e diversas outras funções. Além disso, os jornais velhos podem ser aproveitados na limpeza de vidros e espelhos, deixando as superfícies bem limpas.

Renove cadernos escolares

Ao final do ano escolar, verifique os cadernos que poderão ser aproveitados no ano seguinte. Remova as folhas usadas e guarde os cadernos seminovos. Caso a quantidade de folhas não seja suficiente para o uso escolar, o caderno pode ser aproveitado como bloco de anotações. Crianças que gostam de brincar de escolinha também poderão utilizar esses materiais.

Utilize papéis usados como rascunho

Em vez de descartar folhas impressas, use-as para fazer blocos de rascunho. O ideal mesmo é reduzir o volume de impressões de documentos, que podem ficar arquivados no computador. Mas as folhas usadas não precisam ir para o lixo comum: antes de ir para a reciclagem, elas podem ser usadas como rascunho.

Reutilize embalagens de presente

Embalagens de presente podem ser reaproveitadas para outros embrulhos. Portanto, abra os pacotes com cuidado e guarde-os para embalar um próximo presente.

Faça adubo

Sabia que o papel também pode ser aproveitado na produção de adubo? Se você cultiva uma horta ou jardim, aprenda a fazer a compostagem com material orgânico (restos de hortaliças, frutas, legumes) e papeis como o filtro do café. Use também jornais e papelão picados.

Reaproveite rolos de papel higiênico

Use os rolos de papelão contidos no papel higiênico e papel toalha para embalar lâmpadas, copos e outros produtos frágeis, que precisam ser protegidos em uma mudança, por exemplo.

Digitalize suas contas

Dê preferência pelo recebimento de faturas por e-mail. Para evitar atrasos nos pagamentos, coloque as contas no débito automático. Por que acumular tantas contas de água, luz, telefone e outros boletos, quando a tecnologia ajuda a reduzir o desperdício de papel? Se você usa a internet em transações bancárias, cancele o recebimento de extratos mensais. Confira tudo pela internet e solicite ao banco a redução da taxa de serviços.

Utilize caixas de papelão para carregar comprar

Caixas de papelão reforçadas podem ser usadas na hora de fazer compras, em vez das sacolas plásticas. Se a ideia é guardar caixas para uma eventual mudança, é possível desmontá-las. Depois é só usar fita adesiva para montá-las novamente.

Veja também