out 16

Veja 5 ideias de reciclagem criativa para fazer no jardim

UpPiJ / iStock / Getty Images Plus Para fazer um lindo jardim, você pode reaproveitar alguns materiais como: panelas velhas, caixotes de feira ou paletes, pneus e galochas ou sapatos.

A ideia de se fazer um jardim bonito com materiais recicláveis é muito elegante e ainda ajuda o meio ambiente. É importante que, a cada dia mais, as pessoas invistam na reciclagem e reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, de modo a evitar que o meio ambiente seja prejudicado pelo acúmulo de materiais.

Muitos dos materiais que são descartados diariamente são excelentes para fazer uma belíssima decoração de jardim — seja dentro de casa, na cozinha ou no cantinho da sala, seja na varanda ou no quintal.

Ideias de reciclagem criativa para jardim

Monte um jardim vertical

Sabe aquela parede sem graça, que você sempre pensa em preencher com alguma decoração diferente e que dê uma nova vida à sua casa? O jardim vertical é uma ótima solução! Trata-se de uma ideia linda e prática, que é capaz de dar um charme a mais para o ambiente, conferindo frescor e levando a natureza para dentro de sua casa.

Faça seu jardim vertical com garrafas PET ou tubos de PVC, posicionando-os na parede para abrigar hortaliças, temperos e plantas de sua preferência.

Utilize panelas velhas

As panelas velhas não precisam ir para o lixo quando não servem mais para cozinhar: você pode reaproveita-las em seu jardim, usando-as como vasos de flores diferentes e inovadores. Você pode estilizar as panelas de acordo com seu gosto e com a decoração da casa, pintando ou colando panos em volta do item.

Reaproveite caixotes de feira ou paletes

Muito utilizados para fazer sapateiras, prateleiras suspensas e móveis variados, os caixotes e os paletes também são ótimas escolhas para fazer uma decoração com itens reciclados em seu jardim. Use os caixotes suspensos para apoiar os vasinhos de flores. Para dar diversidade e estilo ao ambiente, os tamanhos dos caixotes e dos vasos podem ser diferenciados.

Aposte em pneus

Os pneus também são materiais altamente recicláveis e podem ser usados de diferentes maneiras na decoração. Em seu jardim, aposte na utilização de pneus como vaso de plantas, balanço para as crianças ou cerca para as plantas. Para deixar o ambiente mais alegre, pinte os pneus com tinta colorida.

Inove com galochas

As galochas são calçados muito usados no manejo do jardim e para cuidar de uma fazenda. Por isso, nada melhor do que utilizá-la na decoração quando você não quer mais usa-las nos pés. As galochas podem ser excelentes vasinhos e, para ficarem mais bonitas, a dica é serem suspensas. Escolha galochas coloridas ou faça você mesmo a customização delas, deixando as botas com a sua cara!

Veja também