dez 04

Veja 3 ideias para fazer o reaproveitamento de lixo verde na decoração de Natal

istock.com / Milkos O lixo verde pode ser utilizado nesse final de ano para fazer a decoração de natal de sua casa, ajudando a deixá-la mais bonita e colaborando com o meio ambiente.

É chamado de lixo verde todo tipo de material descartado que foi gerado a partir do corte ou poda de árvores e plantas. Este tipo de lixo, portanto, é composto por galhos, troncos, cascas de árvore, folhas e gramas. Em geral, não existe uma destinação correta para esses materiais, e eles são levados para aterros sanitários ou terrenos.

A época do Natal traz excelentes oportunidades para fazer o reaproveitamento do lixo verde, uma ação muito importante para evitar o acúmulo de resíduos no meio ambiente e minimizar desperdício deste tipo de lixo. Esses materiais podem ser utilizados para a produção de peças decorativas e enfeites característicos desta celebração, ajudando a deixar a casa mais bonita e contribuindo positivamente com o meio ambiente.

Ideias de como reaproveitar o lixo verde na decoração de Natal

Árvore de natal

Uma das principais peças de decoração desta época do ano, a árvore de Natal é fundamental para que sua casa entre no clima da data, além de se destacar como uma das melhores opções para utilizar o lixo verde na decoração. Com a ajuda de algumas peças que seriam descartadas, é possível se montar uma árvore de natal completa: utilize um tronco como base, galhos e gravetos para moldar o formato característico da árvore. Enfeite conforme seu gosto pessoal.

Guirlanda de natal

É possível fazer belíssimas guirlandas a partir do reaproveitamento do lixo verde, de maneira muito parecida com o que foi feito na árvore de Natal: é preciso apenas utilizar gravetos menores ou que aguentam determinada envergadura para que seja possível dar o formato arredondado típico deste enfeite. Para finalizar, a guirlanda pode ser coberta por folhas para ganhar uma coloração verde.

Presépio

Embora a maioria das peças que compõem o presépio sejam figuras representando o nascimento de Jesus, o lixo verde pode ser utilizado para montar a base do presépio, desde a grama no chão até a manjedoura (que pode ser feita com gravetos finos).

Gostou desta ideia? Então aproveite para conferir uma lista de enfeites de Natal reciclados e fáceis de fazer!

Veja também