out 21

Como fazer um varal de roupas?

iStockphoto.com / miflippo O varal é uma peça fundamental em qualquer casa para pendurar as roupas e secá-las de forma adequada.

O Sol é uma fonte renovável de energia e, para quem vive em um país como o Brasil — onde ela é abundante —, ele pode trazer vantagens em muitos aspectos. Um deles, por mais simples que pareça, faz toda a diferença para o planeta e para o seu bolso: secar a roupa no varal, aproveitando o calor gerado pelo astro-rei.

Para isso, basta ter um pouquinho de espaço, uma furadeira, alguns ganchos e fios de varal. Para quem se preocupa com a sustentabilidade e preservação ambiental, o ideal é que esses fios de varal sejam provenientes da reciclagem de garrafas PET.

Pensando nisso, a Fragmaq desenvolveu a máquina para fabricação de varal, que reaproveita o plástico das garrafas PET em fios monofilamentares, que são trançados entre si e formam os fios do varal. A tecnologia é capaz de produzir aproximadamente 100 mil metros de varal por mês, fabricando um material considerado socialmente responsável — já que utiliza matéria-prima reciclada e reciclável.

Para transformar as garrafas em varais, a máquina utiliza um processo que se divide em duas etapas. A primeira consiste no corte e preparação das garrafas, que têm seu fundo retirado. A segunda etapa é a transformação do material em um fio plástico, que é enrolado em uma bobina que vai trançar o fio e formar o varal. Garrafas de diferentes diâmetros e formatos podem ser utilizadas no equipamento.

Veja também