mar 19

Vantagens e desvantagens da energia magnética

© Depositphotos.com / Andreus O magnetismo consiste na força de repulsão e atração entre as diferentes substâncias.

O termo magnetismo descreve a força de repulsão e atração entre as diferentes substâncias, tais como ferro e outros metais. No magnetismo, o movimento de partículas carregadas é responsável pela atração ou repulsão entre as substâncias. Objetos que são atraídos um pelo outro ilustram os princípios magnéticos do ferromagnetismo e paramagnetismo, enquanto diamagnetismo descreve a repulsão de campos magnéticos.

Um objeto que é comumente associado com o magnetismo é chamado um ímã, que produz um campo magnético estático. A grande vantagem é que eles são considerados permanentes devido à sua capacidade de criar o seu próprio campo magnético. É válido saber que os ímãs têm dois polos: norte (N) e sul (S). Os polos são responsáveis por atrair ou repelir objetos usando a força magnética.

Os ímãs também podem atrair vários objetos magnetizados. O comportamento desses objetos magnetizados na direção do ímã é determinado pelo material do artigo. Os materiais como ferro, níquel e cobalto são fortemente atraídos por ímãs, devido às suas propriedades ferromagnéticas. Substâncias como a platina, o alumínio e de oxigénio são considerados como sendo fracamente paramagnéticos. Já os diamagnéticos, devemos incluir o cobre, água e plásticos, pois são fracamente repelidos por imãs.

A grande desvantagem é que alguns materiais tornam-se magnetizados quando colocados num campo magnético, sendo que a capacidade de um material para se tornar magnetizado é denominada permeabilidade magnética. Um exemplo disso é esfregar um pedaço de ferro com um ímã: o ferro se torna magnetizado e tem o seu próprio campo magnético, o que significa que tem algum grau de permeabilidade magnética.

Muitas substâncias, até mesmo água, têm um grau de permeabilidade magnética. Quando algo é colocado num campo magnético, interage com o campo de uma maneira ou de outra. A permeabilidade de uma substância descreve a maneira como o material reage e os efeitos do campo sobre o material. A substância com permeabilidade magnética irá se magnetizar na direção do campo ou em oposição a ele. Assim, dependendo da permeabilidade, as substâncias serão atraídas ou repelidas pelo campo.

A permeabilidade magnética, por outro lado, não é um número constante, em vez disso, ela muda com a posição do material em relação ao campo magnético, a frequência de campo, a umidade, temperatura, e outros fatores. Sabendo que a permeabilidade de um material também pode ser útil para várias indústrias, por exemplo, materiais com alta permeabilidade são usados em uma variedade de aplicações, incluindo em eletromagnetos, transformadores e indutores. E para terminar, é preciso ter cuidado redobrado ao considerar o uso da energia magnética.

O uso da energia magnética é útil em determinadas situações, como, por exemplo, nos trens que podem ser impulsionados e movimentados rapidamente.

Veja também