ago 02

Trituradores de madeira Fragmaq

Os resíduos de madeira são um recurso precioso e abundantemente disponível, podendo ser aproveitados tanto para a reciclagem de materiais como para a produção de energia. O termo “resíduos de madeira” inclui todas as madeiras e derivados delas que chegaram ao fim de sua vida útil.

Resíduos de madeira são o segundo maior componente de entulho de construção e demolição depois do concreto. No geral, a madeira representa cerca de 10% de todo o material depositado em aterros sanitários anualmente.

O custo crescente da eliminação de resíduos e uma consciência cada vez maior para o meio ambiente também contribuem para a importância crescente deste tipo de reciclagem.

Como reciclar madeira?

A chave aqui é aprender a diferenciar entre os diferentes tipos de produtos de madeira e o que pode ou não ser reciclado. O processo varia dependendo do tipo de produtos pelos centros de reciclagem de madeira e das tecnologias empregadas.

Vantagens da gestão de resíduos de madeira

Práticas e estratégias de gestão de resíduos de madeira bem-sucedidas são desenvolvidas para reduzir os impactos ambientais, economizar custos e fornecer novas oportunidades. Acompanhe:

Impacto ambiental – o primeiro e mais importante benefício da reciclagem de madeira é salvar as árvores. A reciclagem de madeira também ajuda a reduzir o impacto ambiental, evitando que menos lixo vá para aterros sanitários.

Redução dos custos de energia – a reciclagem de resíduos de madeira ajuda a reduzir os custos de energia. Quando os produtos são feitos de materiais virgens, a energia é gasta para extrair e processar esses materiais, e isso inclui a queima de combustíveis fósseis.

Novas oportunidades – a reciclagem de resíduos de madeira oferece oportunidades que acompanham a evolução da demanda cada vez maior por produtos reciclados, por exemplo, a expansão de energia renovável na forma de biocombustível. As fontes de matéria-prima de biomassa incluem resíduos de madeira industrial, madeireiros, resíduos de madeira da indústria, resíduos de árvores urbanas e resíduos de madeira sólida municipal, incluindo entulho de construção e demolição.

Trituradores de madeira Fragmaq

Para empresas e indústrias que trabalham com madeira em alguma etapa de produção, os trituradores da Fragmaq são equipamentos essenciais no processamento e descarte correto deste material. Também é utilizado por prefeituras no recolhimento de resíduos de madeira, palha, folhas, galhos ou troncos nas vias públicas e empresas de cerâmica, pois a energia gerada nessas indústrias vem da queima de madeira.

Tudo começa a partir de uma avaliação que atenda suas necessidades e contribua, de forma personalizada, com o desenvolvimento de seu negócio. Nesse estudo, é identificada a quantidade e qualidade do resíduo de madeira (ou seja, se ele apresenta elementos como pregos, areia, terra ou outros que precisam ser separados), a forma de abastecimento do triturador e sua granulometria (que é dimensão média do resíduo de madeira após a trituração), e a definição da peças e máquinas de triturar mais adequadas para o tipo de madeira e demais resíduos a serem processados.

A partir daí, é possível fabricar desde um picotador e até um triturador de madeira completo. A Fragmaq também realiza a instalação e o acompanhamento do equipamento e orienta seus funcionários em relação ao uso correto, assegurando segurança e eficácia para o dia a dia de sua organização.

Além de trituradores de madeira, a Fragmaq possui equipamentos que trituram plásticos, garrafas pet, pneus e borracha, resíduos hospitalares, papéis, placas e materiais eletrônicos. Todos os equipamentos são produzidos com tecnologia de ponta exclusiva e de alto desempenho, que garante resultados com total qualidade e proteção ao meio ambiente. Conheça mais e entre em contato!

Fontes: Recycling Inside | The Balance Small Business

Veja também