jun 09

Como transformar garrafa PET em tecido?

A reciclagem de garrafas PET é uma ação que contribui diretamente para preservação ambiental, evitando que uma grande quantidade de lixo seja descartada e reduzindo a exploração dos recursos naturais. Uma eficiente forma de reciclar esse material é por meio da transformação das garrafas em tecido. Entenda como esse processo funciona:

iStock.com / aykuterd Reciclar garrafas PET é fundamental para a preservação ambiental.

Como transformar garrafa PET em tecido?

Neste processo de reciclagem de garrafas PET, o plástico é transformado em fibras de poliéster, um material excelente para a produção de tecidos. Para isso, o primeiro passo é coletar uma grande quantidade de garrafas de plástico, que passarão por lavagem, moagem e secagem. Após essas três etapas, o PET terá se tornado um produto que recebe o nome de Flake.

Em seguida, o Flake é fundido a uma temperatura de 300ºC e filtrado para eliminar resíduos sólidos, pedras e metais. Depois de ser resfriado com água, o material é encaminhado para um procedimento de granulagem. O produto é novamente exposto a uma temperatura elevada, tornando-se uma pasta. Esta pasta, por fim, passa por uma bomba com saída que contém microfuros que vão separar o material em fibras.

Ao sair da bomba, o material é armazenado em tambores — já em formato de longos filamentos. Por fim, as fibras de plástico passam por um processo de secagem e são embaladas em fardos. Nesta etapa o produto está pronto para ser transformado em fios, enchimento de travesseiros, carpetes e outros itens.

Veja também