jan 30

O que é sustentabilidade social?

A sustentabilidade tornou-se um dos assuntos mais discutidos da última década. Com o aumento da conscientização sobre a necessidade de conservar o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável ganhou espaço. Como consequência, outro termo também tem conquistado bastante espaço: o de sustentabilidade social.

O conceito de sustentabilidade social parte da ideia de que indivíduos e empresas devem se preocupar com a maneira como afetam e são afetados pela sociedade. Por isso, a sustentabilidade social trata de ações que buscam melhoria na qualidade de vida da população, diminuindo desigualdades sociais, ampliando direitos e garantindo o acesso a serviços básicos como saúde e educação.

Da mesma maneira que é importante preservar os recursos naturais de uma região, também é preciso que as pessoas que habitam o local tenham uma vida satisfatória, com boas condições de trabalho, saúde, educação, alimentação e saneamento. Em resumo, a sustentabilidade social busca o bem-estar presente e futuro da sociedade.

Uma empresa socialmente sustentável busca investir em ações e soluções que contribuam para desenvolver a região onde atua, combatendo a desigualdade social. É importante ressaltar que tais ações influenciam a sociedade como um todo, se pensarmos que educação de qualidade resulta em diminuição dos índices de violência, por exemplo.

Por estas razões, muitas marcas têm investido na sustentabilidade social e assumido papeis importantes em suas comunidades. Entre as ações estão investimentos em educação pública, implantação de projetos sociais gratuitos, qualificação profissional de jovens, ampliação do acesso à internet, criação de programas de inclusão social para pessoas com necessidades especiais, entre outros.

Com iniciativas deste tipo, as empresas têm muito a ganhar. Isso porque constroem uma imagem positiva no mercado, ao mesmo tempo em que exercem a cidadania.

Veja também