dez 02

Sustentabilidade no trabalho: dicas simples para o dia a dia

Sustentabilidade no trabalho: dicas simples para o dia a diaSeja em anúncios publicitários, em matérias de jornais, de televisão e nas mais variadas mídias, a verdade é que a sustentabilidade está bastante em voga nos dias de hoje.

Todavia, muito além de mera publicidade, a realidade é que a sustentabilidade deve ser colocada em prática por todos nós, seja em nossas casas ou mesmo em nosso ambiente de trabalho. Confira então algumas dicas bem simples de como adotar e aplicar critérios de sustentabilidade em seu local de trabalho!

– Deixe cortinas e janelas abertas:
No escritório, sempre que possível, mantenha cortinas e janelas abertas, pois, além de ajudar na redução do consumo energético – uma vez que não será necessário utilizar muita quantidade de iluminação artificial e nem de ar condicionados e ventiladores -, essa simples atitude também melhorará a qualidade interna do ar, já que a ventilação aumentará e permitirá a entrada de luz natural.

– Reduza, reutilize e recicle:
Em seu ambiente de trabalho procure produzir a menor quantidade possível de lixo. Ferramentas de escritório como grampos, clipes, envelopes, dentre outros, devem ser utilizados somente quando necessários.

Sustentabilidade no trabalho: dicas simples para o dia a diaEncoraje seus colegas de trabalho a aderirem à causa. Para isso, faça uma pequena estação de reaproveitamento de materiais, onde objetos já utilizados e em bom estado de funcionamento podem ser deixados, a fim de que outras pessoas possam reutilizá-los.

Se possível, instale no escritório um sistema de coleta seletiva. Para isso, disponibilize em pontos estratégicos do ambiente de trabalho coletores para plástico, papel, metal e vidro. O material coletado deve ser enviado para cooperativas ou programas de reciclagem.

– Avalie a necessidade de imprimir:
Antes de imprimir um documento, analise se realmente há necessidade. Lembre-se sempre que tinta, energia e, principalmente, papel serão gastos nesse processo, e que, na maioria das vezes, após a leitura, o papel impresso é descartado. Considere também a utilização do e-mail ao invés do fax, evitando assim gastar mais papel.

Sustentabilidade no trabalho: dicas simples para o dia a dia– Desconecte dispositivos eletrônicos:
HDs externos, fax, scanners, impressoras, monitores, aparelhos de ar condicionado, projetores, dentre outros, quando não estiverem sendo utilizados, devem ser desconectados e desligados da tomada, uma vez que esses equipamentos consomem bastante energia mesmo quando não estão sendo usados ou estão no modo “stand by”.

Crédito das imagens:
Destaque
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Veja também