maio 16

O que é silvicultura e seu papel no manejo florestal sustentável

iStock.com / ramiai A Silvicultura é uma ciência que estuda métodos de aprimorar povoamentos florestais e garantir a preservação de florestas.

Silvicultura é o nome da ciência que se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de aprimorar os povoamentos florestais, de modo a garantir a preservação de florestas e satisfazer as necessidades do mercado. Em outras palavras, trata-se de uma ação de cultivo de árvores e plantas em determinada área, com o objetivo de promover e recuperar o meio ambiente local.

De modo geral, a silvicultura pode ser classificada entre clássica e moderna. A primeira diz respeito ao manejo de florestas naturais, buscando forças produtivas que não prejudiquem a estabilidade natural do ecossistema. A silvicultura moderna, por sua vez, trabalha com florestas plantadas que são mantidas artificialmente.

Nos dois casos, o objetivo é a produção de madeira. Para isso, é necessário fazer estudos que consideram o clima da região, o tipo de espécie vegetal que será plantada, o material genético utilizado, a preparação e o manejo do solo, o controle de pragas, entre outros aspectos importantes para o manejo das florestas.

Floresta sustentável: a importância da silvicultura

Por cuidar de todos os detalhes que envolvem o plantio de árvores e plantas em determinada área, a silvicultura tem papel crucial no manejo de uma floresta sustentável. Isso porque os estudos realizados por esta ciência estabelecem o tipo e quantidade de espécies que vão se adaptar melhor ao local escolhido e indica como a introdução das plantas vai impactar no ambiente como um todo.

A floresta sustentável criada a partir da silvicultura apresenta um ciclo virtuoso no qual todos os itens que são extraídos foram cultivados dentro das mais rigorosas políticas de respeito ambiental. Uma árvore só é cortada dentro de um planejamento de replantio, por exemplo. Isso garante que a floresta continue vivendo e dando frutos por muito mais tempo, sem causar desequilíbrio ambiental.

Veja também