jul 31

Siga o passo a passo para fazer um sofá de pallet

Reaproveitar materiais descartados é uma excelente maneira de contribuir para a sustentabilidade. Ao reutilizar madeira, metal, plástico, papel e outros itens que seriam descartados, o meio ambiente deixa de sofrer com os impactos causados pelo descarte de produtos.

flickr.com / allaboutevelyn Além da sala, o sofá feito com pallets pode ser colocado em varandas e jardins.

Pensando nisso, separamos um passo a passo para você aprender a reaproveitar pallets de madeira para fazer um sofá. Confira:

Como fazer um sofá de pallet

Materiais necessários

• Pallets em boas condições de conservação;
• Lixas de madeira (número 60 a 80);
• Grosa;
• Martelo e pregos;
• Bandeja para tinta, rolo, pincel, selador, tinta esmalte sintética e água rás;
• Almofadas.

Reprodução / Três em Casa Também é uma boa opção colocar rodinhas na estrutura de pallet.

Como fazer

Leve todos os materiais para um local arejado e amplo e lixe todas as superfícies dos pallets até eliminar todas as farpas. Utilize a grosa para arredondar os cantos. Em seguida, avalie todos os pregos que vieram com os pallets: afunde todos os que estiverem saltados, para que ninguém se machuque quando o sofá estiver pronto e em utilização.

Com a superfície pronta, aplique a tinta seladora e espere secar. Em seguida, passe a tinta na cor que você escolheu. Aplique quantas camadas forem necessárias para cobrir a madeira e deixar o pallet na cor desejada.

Assim que tudo estiver bem seco, posicione os pallets um ao lado do outro, ou na posição que você desejar (é possível fazer o sofá em forma de “L”, dependendo do formato da sua sala). Pregue os módulos de pallet com ajuda de um martelo e pronto! Agora é só posicionar as almofadas e curtir seu sofá de pallets!

Veja também