mar 21

Para que serve um triturador de galhos

© Depositphotos.com / Pixavril Os trituradores transformam galhos em lascas de madeira que podem ser usadas para uma série de finalidades.

Um triturador de galhos é uma máquina que é usada para transformar árvores ou pedaços de árvores em lascas de madeira que podem ser usadas para uma série de finalidades.  As árvores ou partes delas são processadas em um picador de madeira, sendo que ela possa ter caído naturalmente, derrubada durante a poda, ou pode ter sido derrubada para que a terra em que elas cresceram possa ser utilizada para outra finalidade.

As pessoas que vivem em grandes propriedades podem se beneficiar ao possuir seu próprio dispositivo.  Aqueles que só precisam usar um triturador de galhos ocasionalmente, talvez a melhor alternativa seja alugar a máquina ou contratar paisagistas que tenham esse tipo de equipamento. Há uma variedade de modelos de trituradores que variam em termos de tamanho, preço e utilização pretendida. Aqueles que são usados em ambientes industriais são geralmente muito maiores e têm a capacidade de processar mais madeira de uma só vez do que aqueles que são usados em jardins residenciais e quintais.

Apesar das diferenças de tamanho, a maioria dos trituradores de madeira tem algumas características em comum. A máquina funciona como uma espécie de funil, que dirige a madeira para a área onde será processada, com uma seção de rotação rápida, e com lâminas de metal que reduzem o tamanho da madeira. Uma vez que a madeira foi processada, ela é soprada para fora do tubo ou de outro portal também em forma de funil.

Outra característica que é comum à maioria dos trituradores, grandes ou pequenos, são as rodas. Mesmo os modelos que são voltados para uso residencial são bastante pesados, e é por isso que é interessante colocar a máquina sobre rodas. E também, tal como acontece com a maioria das máquinas que se baseiam na utilização de lâminas afiadas para funcionar corretamente, as lâminas de um triturador de galhos terão de ser afiadas ao longo do tempo, a fim de manter o aparelho em boa condição.

Vale destacar, ainda, que também existem os tipos de picotadores que são utilizados para reciclar produtos de madeira em materiais de base, que podem então ser utilizados na criação de novos produtos, incluindo caixotes ou até mesmo alguns tipos de mobiliário. Por fim, o triturador pode ser alimentado com eletricidade ou construído para fazer uso de um motor a gasolina para alimentar a ação de destruição.

Veja também