mar 12

Para que serve uma esteira transportadora industrial

© Depositphotos.com / londondeposit Esteiras transportadoras são utilizadas para mover materiais ou objetos a uma certa distância.

O universo industrial para que funcione perfeitamente precisa de vários tipos de equipamentos que visam facilitar o dia a dia dos profissionais, e um deles é a esteira transportadora. Este tipo de maquinário é projetado para mover materiais ou objetos sobre certa distância, o que acaba por dar mais dinamismo ao ambiente de trabalho. A concepção específica, tamanho, forma e materiais utilizados em sua construção podem variar significativamente com base no destino da unidade.

A esteira transportadora industrial pode contar com sistemas móveis, que permitem o reposicionamento ou a mudança de direção. Alguns modelos – considerados básicos – apresentam quadros paralelos e uma série de cilindros de metal e que ficam perpendiculares aos quadros. Estes cilindros são montados em eixos que estão por sua vez montados nas molduras, permitindo a livre rotação dos cilindros, então quando um objeto é colocado sobre elas acabando sendo empurrado para frente.

Vários setores utilizam esse dispositivo, tais como os produtores de sacarias, construção civil (para transportar areia, brita, cimento), alimentício, automobilístico, e tantos outros. Inclusive, um dos grandes benefícios deste equipamento é que acelera o trabalho, até porque o processo não será feito de forma manual, o que também poderia gerar acidentes indesejados.

Normalmente, elas são motorizadas para facilitar a circulação de itens ou materiais volumosos ou ainda pesados. A pista não precisa necessariamente ser reta; curvas e cantos podem ser incorporados ao sistema para acomodar as necessidades de uma determinada configuração industrial. Na verdade, o seu estilo dependerá exclusivamente da área útil que irá ocupar.

Muitas vezes, as esteiras transportadoras possuem rodas ou esteiras que permitem que todo o processo possa ser reposicionado ou transportado para um novo local. Elas são largamente usadas em pedreiras, por exemplo. E para terminar, não se esqueça, pesquise bastante sobre o tema e não deixe para tirar suas dúvidas após a aquisição do produto.

Veja também