out 14

O que é o Selo Procel?

Fraqmaq O selo Procel assegura a eficiência energética dos aparelhos eletrônicos, proporcionando redução dos impactos ambientais.

Como todos sabem, vivemos já há algum tempo uma situação bastante complicada no que diz respeito aos modelos energéticos que utilizamos, além dos altos níveis de consumo de energia em todo o mundo.

Especificamente no Brasil, ainda que nossa matriz energética seja majoritariamente composta por energias renováveis, a realidade é que o consumo energético cresceu muito nos últimos cinquenta anos.

Parte desse aumento no consumo de energia se deve ao fato de uma grande parcela da população ter abandonado a vida em áreas rurais e ter migrado para centros urbanos.

Esse processo de migração para as cidades faz com que cada vez mais energia seja produzida para suprir a demanda da população.

Hoje, é praticamente impossível imaginarmos nossa vida sem o uso de eletricidade. Diversos produtos eletrônicos estão inseridos no nosso estilo de vida, nos provendo conforto e inúmeras facilidades.

Todavia, a utilização desses produtos demanda que eletricidade seja produzida e consumida e, vale ressaltar, alguns produtos e aparelhos eletroeletrônicos consomem muita energia, como, por exemplo, aparelhos de ar condicionado.

Assim, com o intuito de que aparelhos eletroeletrônicos apresentem melhores níveis de eficiência energética por categoria, foi criado e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, no ano de 1993, o selo de qualificação Procel.

Informar consumidores no ato da compra sobre produtos e aparelhos que apresentem os melhores índices de consumo energético em suas respectivas categorias é um dos objetivos do selo Procel.

Além disso, o selo também tem como finalidade promover o estímulo à fabricação e comercialização, em território nacional, de eletroeletrônicos energeticamente mais eficientes, proporcionando assim a redução dos impactos ambientais.

Veja também