dez 16

O que são produtos orgânicos?

iStockphoto.com / tarajane Os alimentos orgânicos vêm roubando a cena dos produtos tradicionais por serem mais saudáveis e não agredirem o meio ambiente.

Os produtos orgânicos são aqueles de origem animal ou vegetal, que foram obtidos sem a utilização de produtos químicos ou hormônios sintéticos que favoreçam seu crescimento de maneira que não seja natural.

Para ser considerado orgânico, o produto precisa ser cultivado em ambientes que promovam o uso responsável dos recursos naturais, sem contaminar o ar ou degradar o solo. Todos esses diferenciais fazem com que os produtos orgânicos sejam mais naturais, nutritivos e adequados à saúde humana.

Benefícios dos produtos orgânicos

O consumo de produtos orgânicos traz diversos benefícios para o organismo, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças, como cânceres e alterações hormonais. O motivo para isso é bastante simples: esses produtos dispensam o uso de agrotóxicos, substâncias químicas que interferem diretamente no metabolismo humano.

Além disso, ao cultivar produtos orgânicos da maneira correta, o produtor estará diminuindo os impactos ambientais causados pelos agrotóxicos e contribuindo diretamente para a preservação do solo — que se mantém fértil e totalmente livre de produtos tóxicos.

Como identificar se um produto é orgânico

Os alimentos passam por diversos processos de auditoria para serem certificados como orgânicos. O Ministério da Agricultura é responsável por emitir um selo de conformidade orgânica, concedido apenas a produtos que comprovadamente não receberam adubos químicos, agrotóxicos, hormônios, antibióticos, insumos geneticamente modificados, radiação ou qualquer aditivo sintético.

No Brasil, os principais produtos orgânicos produzidos são: açúcar orgânico, cana orgânica, soja, arroz, cacau, café, guaraná, gengibre e diversos tipos de grãos. Além disso, o país é capaz de cultivar frutas organicamente, com destaque para uva, manga, pêssego, morango, banana e tomate.

Veja também