set 28

O que são produtos biodegradáveis?

Produtos biodegradáveis são aqueles compostos por itens orgânicos e que, por isso, se decompõem facilmente pela ação bacteriana. Tratam-se, portanto, de produtos considerados sustentáveis e que contribuem para a redução do lixo e da poluição do solo, das águas e do ar.

Para saber se um produto é biodegradável, observe o selo de certificação ambiental na embalagem, que confirma se ele cumpre as medidas de respeito ao meio ambiente.

iStockphoto.com / pepj Os produtos biodegradáveis possuem selo de certificação, garantindo a origem dos produtos.

Exemplos de produtos biodegradáveis

Papel

Feito de celulose, obtida da madeira de árvores, o papel não demora tanto tempo para se decompor. Além disso, é considerado renovável, uma vez que pode ser totalmente aproveitado pela reciclagem e, após a retirada de uma árvore para a fabricação do papel, pode-se plantar outra em seu lugar.

Plástico biodegradável

Plásticos produzidos a partir de derivados de óleo vegetal, como os utilizados em alguns tipos de sacolas e embalagens, se decompõem mais rápido do que itens fabricados com plástico comum. Fique atento: não são todos os plásticos que apresentam essa característica, por isso, sempre verifique a existência da certificação ambiental no material.

Produtos de limpeza

Em geral, os produtos de limpeza são compostos por derivados de petróleo, sendo bastante nocivos ao ambiente. Os materiais de limpeza biodegradáveis, por sua vez, utilizam compostos naturais e menos prejudiciais à natureza.

Veja também