abr 02

O que são paisagens urbanas e rurais?

As principais características e diferenças entre paisagens urbanas e rurais são facilmente identificáveis, uma vez que são visuais. Basta observar cada uma para compreender até mesmo como deve ser a rotina de seus habitantes. Em uma grande cidade, por exemplo, notam-se os imensos edifícios, a movimentação de veículos nas ruas e de pedestres nas calçadas, além da poluição.

No ambiente urbano, a paisagem é geralmente caótica, com grande quantidade de pessoas concentrada em uma área, edificações altas de concreto e escassez de árvores. Isso é resultado da falta de planejamento urbano, já que a maioria das cidades simplesmente cresceu descontroladamente. Trata-se de um cenário mais cinzento e poluído.

© Depositphotos.com / rabbit75_dep Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar são os componentes das paisagens urbanas.

Por outro lado, na paisagem rural, a grande quantidade de áreas verdes e árvores confere mais cor ao ambiente e a poluição não interfere visualmente. Assemelha-se ao campo, com mais vegetação e menor aglomeração de pessoas e interferência humana na paisagem. A fauna também tem presença maior, seja silvestre ou domesticada.

flickr.com / Cícero R. C. Omena Apesar das diferenças, os componentes da paisagem rural são necessários para equilibrar com a vida nos grandes centros urbanos.

Em geral, a infraestrutura de uma grande cidade geralmente é melhor, com mais estradas, hospitais, escolas, redes elétricas, entre outros serviços para atender a uma população maior.

Uma das maneiras mais exploradas e eficazes para tornar as paisagens urbanas mais agradáveis é a arborização, por meio da revitalização e criação de áreas verdes, parques e praças públicas. Espaços arborizados e com maior número de espécies de plantas atraem aves e outros animais.

Veja também