ago 19

O que são considerados fatores não-vivos e como tem se desenvolvido

A natureza é formada por um conjunto de seres vivos e não-vivos. Os seres vivos são representados pelos animais, árvores, plantas, fungos, bactérias, protozoários e demais seres que possuem ciclo biológico que envolve o nascimento, alimentação, reprodução e morte. Os seres não-vivos, por sua vez, são aqueles seres inanimados e que não possuem ciclos vitais.

Os fatores não-vivos são essenciais para garantir a sobrevivência dos seres vivos e para o desenvolvimento da natureza e dos ecossistemas, que dependem diretamente de fatores como água, luz, ar, solo, gases atmosféricos e temperatura.

Relação entre fatores vivos e fatores não-vivos

A água, por mais que não tenha vida, é a grande mantedora da vida no planeta. Ela é habitat de diversas plantas, das mais variadas espécies de peixes, das baleias, dos tubarões e muitos outros animais. Além disso, a água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm os ecossistemas em equilíbrio.

O ar garante a respiração de todos os animais, enquanto a terra é responsável pelo crescimento das plantas. E esses são apenas exemplos básicos: todos os fatores ambientais, vivos ou não vivos, cumprem um papel importante na natureza e no ecossistema que compõem. Justamente por isso, a degradação do meio ambiente é muito preocupante para a sobrevivência das diversas formas de vida do planeta.

 

Veja também