jan 13

Quais são as consequências do aquecimento global?

iStock.com / bestdesigns O aquecimento global está relacionado à alterações climáticas drásticas, responsáveis por afetar os ecossistemas de todo o mundo.

Embora as mudanças climáticas sejam naturais e estejam sempre ocorrendo no planeta, o ritmo com que essas alterações têm acontecido se acentuou consideravelmente nos últimos anos, causando mudanças drásticas em diversos ecossistemas de todo o mundo e levando à extinção de espécies animais e vegetais.

Além disso, o aquecimento global está associado ao derretimento das calotas polares, o que causa elevação do nível dos oceanos e ameaça a vida de milhões de pessoas. Secas, furacões, enchentes e vários outros fenômenos naturais que levam à fome e destruição de cidades também são reflexos diretos do aquecimento global.

A emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre é a principal vilã do aquecimento global. Isso porque o acúmulo de gás carbônico, metano e outros gases atinge diretamente a camada de ozônio e impede que o calor se propague, aumentando a temperatura do planeta. O desmatamento de florestas e a queima de combustíveis fósseis (como o petróleo) também estão diretamente associadas ao aquecimento global.

Consequências do aquecimento global

A consequência mais visível do aquecimento global é o degelo: estima-se que este fenômeno já tenha provocado a redução de 40% na espessura da camada de gelo do Ártico e de 15% de toda a sua área. A Antártida, por sua vez, já perdeu mais de 3.000 km de extensão.

Além de elevar o nível de mares e oceanos e atingir regiões costeiras de todo o mundo, o derretimento do gelo pode levar à extinção de milhares de espécies marinhas que dependem de uma temperatura mais amena nas águas. Este desequilíbrio ambiental pode afetar as atividades de pesca e, consequentemente, as condições de alimentação da humanidade.

Outra consequência do aquecimento global é a desertificação. Uma vez que as mudanças climáticas podem provocar a escassez de chuvas em determinadas regiões, o fenômeno gera crises de falta de água, grandes períodos de seca, redução da qualidade do solo e proliferação de doenças como febre amarela, esquistossomose e malária. Também pode acontecer o contrário: abundância de chuva em regiões que nunca sofreram com inundações.

Como evitar as consequências do aquecimento global?

Reduzir a emissão de gases poluentes é a principal maneira de evitar as consequências do aquecimento global em todo o mundo. Para isso, as principais nações do planeta têm se reunido em convenções climáticas que promovem a discussão de estratégias e ações práticas contra a poluição ambiental.

Realizadas no Rio de Janeiro, a Rio+20 e a ECO 92 são dois grandes exemplos de esforços direcionados ao desenvolvimento sustentável e o combate ao aquecimento global. O Protocolo de Kyoto também merece destaque, uma vez que é um tratado internacional no qual as nações assumiram o compromisso de reduzir a emissão dos gases causadores do aquecimento global e do efeito estufa.

Veja também