out 15

O que é saneamento ambiental?

Definido como o conjunto de práticas e serviços que combinam políticas ambientais, ações de saúde pública e bem-estar da população, o saneamento ambiental tem como objetivo promover a qualidade de vida para toda a população. Esse conceito engloba a coleta e disposição sanitárias, abastecimento de água para o campo e cidade, tratamento de esgoto e descarte correto de resíduos sólidos, gasosos e líquidos, além de ser responsável por drenagem urbana e controle de vetores.

flickr.com / DFID – UK Department for International Development Saneamento é o grupo de práticas e serviços que somam políticas ambientais, ações de saúde pública e bem-estar da população, e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida para toda a população.

Todas essas medidas são estabelecidas por lei, dentro da Política Nacional de Saneamento Ambiental, e prezam pela melhoria da vida das pessoas. É importante ter em mente que o conceito de saneamento ambiental é mais amplo do que o saneamento básico, uma vez que também compreende diversos tipos de tratamentos de esgoto, uso consciente do solo, descarte adequado de lixo, entre outros fatores que possam interferir na saúde humana e também no meio ambiente.

Somente com uma política eficaz de saneamento ambiental é possível construir uma infraestrutura sustentável para a sociedade.  Além da já citada questão da reciclagem dos resíduos, tratamento de esgoto e abastecimento de água, o saneamento ambiental também é de vital importância para evitar a proliferação de doenças como febre tifoide, diarreia, hepatite A, cólera, entre outras enfermidades que podem ser transmitidas pelo contato com esgoto a céu aberto ou pelo consumo de alimentos que tiveram contato com água contaminada.

Para se entender a importância do saneamento ambiental, estima-se que 6% de todos os tipos de doenças no mundo sejam provocadas pela ausência ou má gestão do saneamento ambiental. Crianças e idosos são os que mais sofrem, e as regiões mais afetadas ficam na Ásia e África. No Brasil, em pleno século XXI, quase 40% dos lares não contam com saneamento básico.

Entre as medidas necessárias para aliar o desenvolvimento da sociedade com políticas ambientais eficazes, está a construção de moradias conforme leis de sustentabilidade. É fundamental que o governo aplique e incentive o saneamento ambiental que, além de prover um convívio mais sustentável do homem com o meio ambiente, traz um impacto financeiro considerável no futuro.  Com investimentos em infraestrutura de coleta de lixo, tratamento de esgoto e abastecimento de água, menor será o gasto para tratar de doenças infecciosas em crianças, jovens, adultos e idosos.

Veja também