jun 19

Saiba o que é vulcanização

© Depositphotos.com / nikkytok A borracha usada na fabricação de pneus recebe um teor de 1,5% a 5% de enxofre no processo de vulcanização.

Vulcanização é um processo criado acidentalmente por Charles Goodyear que, no ano de 1839, derramou uma mistura de látex e enxofre sobre o fogão quente. O resultado foi a queima da massa que, ao invés de derreter, se tornou uma borracha, mais resistente do que era conhecida até então.

O processo químico da vulcanização permite que todas as propriedades da borracha sejam otimizadas para a utilização industrial, conferindo maior força de tensão, resistência à dilatação, maior elasticidade e capacidade de adaptação ao clima.

Este procedimento de vulcanização da borracha é realizado até os dias atuais e consiste na realização de um processo químico fácil, que aquece o material juntamente com enxofre — oferecendo propriedades resistentes ao látex. Outras substâncias foram incluídas com o passar dos anos, permitindo que a vulcanização seja feita mais rapidamente e em locais com baixas temperaturas, sem que as condições climáticas afetem o processo.

O processo de vulcanização

A borracha é um produto resultante do processo de coagulação do látex, substância extraída de uma árvore chamada seringueira. Mesmo após ser tratada e transformada em borracha, essa substância pode apresentar características indesejáveis para a utilização industrial, tais como: baixa resistência à tração, dissolução em solventes orgânicos, fácil oxidação e baixa resistência ao calor e oscilações de temperatura constantes.

A solução dos problemas para o estado cru da borracha foi o processo de vulcanização, que permite a utilização do material na indústria e a comercialização de produtos que levassem, em sua composição, a borracha vulcanizada.

Para o que é utilizado?

A descoberta do processo de vulcanização permitiu que o material fosse utilizado amplamente, com destaque especial para o ramo automotivo. Isto porque o procedimento foi essencial para a criação da borracha utilizada em pneus, que precisam ser bastante resistentes e estáveis, independentemente da temperatura, com maior força de tração.

É possível notar que o sobrenome de seu criador, Goodyear, é uma das principais marcas de pneus automotivos atualmente, devido à sua criação.

Veja também