abr 06

Saiba quais são as cidades planejadas ao redor do mundo

As cidades planejadas se caracterizam pelo crescimento controlado e não espontâneo: elas são construídas em locais previamente escolhidos, a partir de um projeto arquitetônico específico para a exploração e distribuição do espaço urbano. Desse modo, a cidade não cresce descontroladamente, o que pode gerar muitos transtornos no futuro.

A construção de cidades planejadas tem como objetivo aproveitar as terras da melhor maneira, bem como seus recursos hídricos. Além disso, o planejamento estuda e prevê como o desenvolvimento poderá afetar a vida dos moradores, considerando problemas como superpopulação, trânsito e necessidade de serviços públicos.

Confira, abaixo, algumas cidades planejadas ao redor do mundo e seus principais diferenciais:

Brasília – Distrito Federal

Quando pensamos em cidade planejada no Brasil, imediatamente nos lembramos da capital federal. Demorou décadas de estudo e planejamento até que se encontrasse um local adequado para a construção da sede do governo brasileiro. Foi justamente dentro do famoso “plano de metas” de Juscelino Kubistchek que o projeto saiu do papel e começou a tomar forma. O responsável por projetar Brasília foi Lúcio Costa, um urbanista de grande renome na época, além de Oscar Niemeyer na parte arquitetônica.

Salvador – Bahia

Um das cidades mais antigas do Brasil também foi a primeira cidade planejada do país. Seu projeto foi assinado pelo arquiteto Luís Dias, em 1549, e tinha como preocupação central ser um município que aliasse funções administrativas e militares ao mesmo tempo. Por isso, a necessidade um planejamento mais complexo.

Zurique – Suíça

A capital suíça, além de ser uma das mais ricas do mundo, também é uma cidade planejada que serve de exemplo para todas as outras. Seu projeto privilegiou ruas e avenidas que facilitassem o transporte público em massa, além de um organizado sistema de tratamento de resíduos. Com isso, praticamente não há atrasos para quem necessita de ônibus e a água é quase totalmente tratada e apta para consumo.

Teresina – Piauí

A capital do estado de Piauí foi projetada por duas pessoas: José Antônio Saraiva e João Isidoro França. O projeto tinha como meta criar setores distintos dentro da cidade: um destinado à esfera política do município e outro para o centro econômico. No centro econômico foi construído o grande mercado municipal da época, justamente para incentivar empresários e consumidores da região.

Amsterdã – Holanda

A cidade, assim como grande parte do país, está localizada abaixo do nível do mar e, por isso, existe uma preocupação constante para que grandes tragédias não ocorram. Como prevenção, a cidade foi construída atrás da proteção de grandes barreiras e canais que impedem o avanço do mar e garantem o escoamento da água com segurança.

Belo Horizonte – Minas Gerais

O município foi idealizado por Aarão Reis, com o objetivo de substituir Ouro Preto como capital estadual. O projeto, iniciado em 1897, teve grande influência europeia, com traços arquitetônicos modernos para a época, grandes avenidas e divisão entre zonas rurais, suburbanas e central.

Las Vegas – Estados Unidos

Sinônimo de festas e riqueza, Las Vegas é uma cidade planejada em parceria entre o governo norte-americano e empresas privadas de entretenimento. Resumidamente, a restrição de jogos em outros estados fez surgir a necessidade de um local para que cassinos fossem construídos e o jogo liberado.

A saída foi escolher um estado com legislação mais branda (no caso, Nevada) e planejar a cidade como um grande centro de entretenimento. Hoje, Las Vegas possui grandes áreas residenciais que foram surgindo dentro um planejamento adequado à realidade da cidade.

Veja também