out 17

Saiba o que é reserva biológica e qual sua importância para a preservação ambiental

Reserva biológica é uma unidade de conservação estabelecida pela legislação brasileira, e tem como objetivo a preservação integral do ecossistema e de todos os recursos naturais existentes dentro de seu território. A proteção total das áreas nomeadas como “reserva biológica” é assegurada por lei, e todas as formas de exploração ou agressão são proibidas.

flickr.com / Drriss & Marrionn Reserva biológica é uma unidade de conservação regulada pela legislação brasileira, e tem a função de preservar totalmente o ecossistema e todos os recursos naturais existentes dentro de um território.

Além da proteção ambiental, a criação de reservas biológicas tem por objetivo o favorecimento de pesquisas científicas relacionadas à fauna e flora da região. Em geral, esses estudos são conduzidos por órgãos públicos, centros especializados ou universidades autorizadas.

O acesso do público não é permitido nas áreas de reserva biológica, e é necessária autorização prévia de órgãos competentes para a entrada de pessoas. Eventuais danos à reserva são considerados crime ambiental, passível de multa e até prisão.

Conheça algumas reservas biológicas do Brasil:

– Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos (Amazonas)

– Reserva Biológica Guaporé (Rondônia)

– Reserva Biológica da Serra Negra (Pernambuco)

– Reserva Biológica Serra Azul (Minas Gerais)

– Reserva Biológica Apiacás (Mato Grosso)

– Reserva Biológica Serra do Japi (São Paulo)

Veja também