jun 26

Saiba como fazer repelente natural contra dengue e pernilongos

© Depositphotos.com / Maridav Já se foi o tempo em que picadas de mosquitos eram apenas desagradáveis. Hoje, elas transmitem doenças e qualquer proteção é bem-vinda.

Estamos na metade do ano de 2015 e, em pouco mais de seis meses, mais de 775 mil casos de dengue foram registrados em todo o Brasil. Os números são alarmantes, especialmente se levarmos em conta que os índices de morte em decorrência da doença também estão aumentando.

Por isso, é importante tomar medidas preventivas para eliminar todos os possíveis focos do mosquito, são elas: limpeza e conservação residencial, redução do acúmulo e produção de lixo e eliminação de locais com água parada.

Além disso, é essencial fazer uso de repelentes para afastar os mosquitos da dengue e outros pernilongos. Neste sentido, vamos ensinar uma receita simples de repelente caseiro, para que você possa se proteger destes pequenos vilões. Confira:

Repelente natural

Ingredientes:
• 50 mg de cravo-da-índia;
• 1 frasco de álcool comum;
• 30 ml de óleo corporal.

Modo de preparo:
Amasse bem os cravos, coloque-os dentro do frasco de álcool e adicione os 30 ml de óleo corporal. Deixe a mistura curtir por uma semana até que seu repelente apresente uma coloração marrom. Pronto, você já pode começar a se proteger!

Modo de usar:
Pulverize o repelente em todas as partes expostas do corpo, repetindo o processo sempre que for necessário. A duração do produto é de quatro horas e o uso deste repelente é indicado apenas para pessoas com mais de quatro anos de idade e não-alérgicas a nenhum dos componentes.

Como funciona:
O cravo-da-índia, assim como a citronela, é considerado um repelente natural por possuir substâncias como ácido eugênico e óleos essenciais. Graças a seu aroma natural, esta especiaria é capaz de confundir o olfato dos mosquitos da dengue que, sem poder sentir o cheiro da pele humana, ficam confusos e não conseguem picar.

A principal vantagem em utilizar o repelente caseiro é a substituição dos tipos industrializados, especialmente os que são comercializados em forma de aerossol.

Veja também