jan 20

Saiba qual a diferença entre sucessão primária e secundária

© Depositphotos.com / weerapat A sucessão ecológica é dividida em duas etapas: a primária e a secundária. A primária ocorre com a instalação dos organismos nos ambientes nunca habitados e a secundária ocorre depois que o ambiente já atingiu o clímax, porém já sofreu impactos ou destruição.

A sucessão ecológica é um processo em que um grupo de seres vivos que habita determinado local é substituído por outro grupo de seres vivos em determinado habitat. O processo de sucessão representa o potencial de adaptação de determinados organismos a um ambiente nunca antes habitado e, mais tarde, pela substituição destes organismos por outros organismos até que se alcance de uma comunidade clímax — estado no qual determinada comunidade de organismos está em total equilíbrio com o ambiente.

O sucesso ou o fracasso de determinada comunidade é determinado pelas condições favoráveis e desfavoráveis, como temperatura, aridez do solo e escassez de água. A primeira etapa da sucessão ecológica é chamada de primária, e a etapa subsequente de sucessão secundária. Saiba a diferença entre elas a seguir:

Sucessão primária e secundária

Sucessão primária

Esta etapa diz respeito à instalação dos organismos em um ambiente nunca antes habitado. Geralmente trata-se de espécies microscópicas ou plantas pequenas.

Sucessão secundária

Esta etapa ocorre depois que o ambiente já atingiu o clímax, mas por questões de natureza diversa houve a destruição dos seres vivos que habitavam o lugar. Com o passar do tempo, a vida começa a surgir novamente e este processo é chamado de sucessão secundária.

Veja também